Bolsonaro erra conta e fala que PIB vai crescer “9%”

"Se 5% é positivo e o ano passado foi 4% negativo, crescemos 9%. É um milagre", disse o presidente em entrevista

Foto: Isac Nóbrega/PR

O presidente Jair Bolsonaro se atrapalhou, nesta quarta-feira, ao comentar as projeções para o crescimento da economia brasileira durante a pandemia.

“Alguns projetam um crescimento de 5% positivo esse ano… Se 5% é positivo e o ano passado foi 4% negativo, crescemos 9%. É um milagre. É uma coisa inacreditável”, disse Bolsonaro à rádio Jovem Pan Itapetininga.

Pelas contas do presidente, a queda de 4,1% do Produto Interno Bruto (PIB) em 2020, por causa dos efeitos da pandemia, somada à alta de 5% neste ano (com base nas expectativas do mercado) resulta no “milagre” de 9% de crescimento nos dois anos.

Em 2020, a queda de 4,1% confirmou o maior tombo do PIB desde o início da série histórica atual do IBGE, iniciada em 1996. Considerando a série anterior, iniciada em 1948, o tombo de 4,1% em 2020 se tornou o maior em 30 anos e o terceiro pior resultado anual da história econômica do Brasil. As maiores retrações já registradas ocorreram em 1981 e 1990, quando houve queda de 4,3% em ambos os anos.

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Sair da versão mobile