Frio extremo no Sul do Brasil derruba temperaturas e pinta paisagens de branco

Segundo a MetSul, mais de 50 cidades gaúchas registraram marcas abaixo de zero nesta terça-feira. Em SC, Urupema teve mínima de -8,2ºC

Foto: Mycchel Legnaghi / São Joaquim Online / Especial

O frio extremo que atinge o Sul do Brasil resultou em mínimas negativas em grande parte do Rio Grande do Sul. Segundo a MetSul Meteorologia, mais de 50 municípios com estações meteorológicas registraram marcas abaixo de zero no dia mais frio de 2021 até o momento. O menor índice, reportado em Vacaria, nos Campos de Cima da Serra, chegou a – 6,0ºC.

De acordo com a MetSul, as temperaturas abaixo de zero foram registradas em todas as áreas, exceto a região Metropolitana de Porto Alegre e o litoral Norte. Soledade, no Alto da Serra do Botucaraí, por exemplo, marcou -5,0ºC, São José do Ouro, no Nordeste, -4,7°C, Getúlio Vargas, no Alto Uruguai, -4,6ºC, e Pedras Altas, no Sul do estado, -4,2ºC. Porto Alegre anotou a mínima do ano, também nesta terça-feira: 4°C.

Já a formação de geada atingiu praticamente todo o Rio Grande do Sul no amanhecer. O fenômeno também pintou de branco as paisagens de municípios catarinenses e paranaenses. Em ambos os estados, segundo levantamento da MetSul, algumas localidades reportaram temperaturas mais baixas do que em cidades da região da Patagônia e em algumas bases na Antártida em pleno inverno.

A mínima na estação do Inmet em General Carneiro, no Sul do Paraná, chegou a -7,9ºC. A cidade catarinense de Urupema chegou a registrar frio ainda mais intenso, com mínima de -8,2ºC.

A previsão da MetSul é de que a madrugada desta quarta seja novamente muito fria no Rio Grande do Sul. Dependendo da localidade, as mínimas devem ser mais altas ou menores do que as registradas no dia de hoje.