Três candidatos disputam a presidência do Conselho de Medicina Veterinária

O CRMV tem 19.401 médicos veterinários e 1.240 zootecnistas inscritos. Destes, 14.714 têm a inscrição ativa e 9.049 estão aptos a votar

Três chapas que mobilizam um total de 47 profissionais vão disputar na terça-feira, dia 20, a eleição para a diretoria do Conselho Regional de Medicina Veterinária (CRMV) no triênio 2021/2024.

A Chapa 1 (Interior e Capital Unidos pela Profissão) é liderada pelo veterinário Mauro Antônio Correia Moreira, de Passo Fundo, um estreante na disputa do cargo de presidente da autarquia. Moreira diz que o grupo é composto por 16 representantes das cinco regionais do CRMV no interior, além da Capital. Entre as propostas da Chapa 1, afirma o candidato, estão a modernização do conselho nas mídias sociais e o esclarecimento à população de que a atividade dos veterinários é muito eclética, podendo estar presente em mais de 80 profissões. “Queremos, também, deixar claro para a categoria o que são as atribuições do conselho, de fiscalização e regulamentação, coisas que muitos ainda confundem”, ressalta.

No comando da Chapa 2 (Determinação, Transparência e Comunicação) e candidata à reeleição, a atual presidente, Lisandra Dornelles, afirma que vão permanecer os princípios da gestão que se iniciou em 2019. “Pretendemos continuar atuando de forma participativa, melhorando ainda mais a interatividade com o profissional, gerenciando bem os recursos e oferecendo mais cursos de Responsabilidade Técnica, como fizemos na pandemia”, pontua. Lisandra informa que com a gestão financeira ajustada foi possível melhorar duas regionais, em Pelotas e Bagé, e que no próximo período, se eleita a Chapa 2, serão feitos investimentos na sede de Porto Alegre.

José Arthur Martins, ex-subsecretário do Parque de Exposições Assis Brasil e quatro vezes integrante de diretorias do CRMV, é o candidato a presidente da Chapa 3 (Experiência e Inovação). Martins destaca que a bandeira principal do grupo será melhorar a comunicação e o acolhimento dos profissionais no conselho, bem como investir na valorização de câmaras técnicas específicas para cada área da profissão e na revitalização da Escola Superior de Ética (que já existiu em gestões anteriores). O veterano em disputas na autarquia elogia o processo eleitoral deste ano, segundo ele, de “altíssimo nível”.

O CRMV tem 19.401 médicos veterinários e 1.240 zootecnistas inscritos. Destes, 14.714 têm a inscrição ativa e 9.049 estão aptos a votar. De acordo com o presidente da Comissão Eleitoral, Alexandro Daura, aqueles que quitaram suas mensalidades até o dia 2 de julho receberão senha para fazer a votação on-line. Quem fizer o pagamento até o dia 19 só poderá votar presencialmente e na sede do conselho, em Porto Alegre, já que, em razão da pandemia, não haverá sessões eleitorais nos escritórios do interior. O voto por correio também é permitido, mas neste ano, apenas 13 veterinários solicitaram a modalidade dentro do prazo, que já se encerrou.

Daura afirma que todos os cuidados serão tomados para manter a higiene e o distanciamento na votação presencial. O resultado do primeiro turno deve sair cerca de duas horas depois do encerramento da votação.

 

Reportagem: Nereida Vergara / CP

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Sair da versão mobile