Testemunha de desabamento relata que deck na Ilha das Flores “balançava às vezes”

Fragilidade da estrutura era motivo de piadas entre frequentadores

Foto: Alina Souza/Correio do Povo

A suposta fragilidade estrutural do deck que desabou na Ilha das Flores, na zona Norte de Porto Alegre, era motivo de “brincadeiras” entre os frequentadores do restaurante onde o incidente foi registrado. Uma testemunha da tragédia, que culminou na morte de uma jovem de 26 anos, relata que o local “balançava às vezes”.

“O pessoal fazia brincadeiras, dizendo que o deck ia cair e tudo o mais. Ele balançava às vezes, mas achávamos que era da própria estrutura. Em nenhum momento supomos que ia cair. Quando aconteceu, eu estava bem onde caiu reto. Logo em seguida, certas partes ficaram inclinadas e várias pessoas iam caindo em cima da gente”, conta.

A sobrevivente optou por não ser identificada pela reportagem da Rádio Guaíba. Ela teve escoriações, e buscou assistência médica em uma Unidade de Pronto Atendimento após o resgate. A equipe de plantão classifica o seu estado de saúde como estável, não sendo necessária a permanência no posto.

Minutos após a ocorrência, a Secretaria de Segurança Pública (SSP) do Rio Grande do Sul informou que cerca de 50 pessoas haviam caído nas águas do rio Jacuí. Entretanto, de acordo com a testemunha, a estimativa subestimou a dimensão do incidente, que teria envolvido centenas de pessoas que participavam de uma festa.

“Cinquenta era só no local onde caiu reto, sem contar as pessoas que caíram dos lados, e caíram em cima. Naquele momento, passou um flashback da minha vida toda na cabeça – e, ao mesmo tempo, eu não conseguia pensar em nada. Fiquei em estado de choque, não tinha reação nenhuma”, desabafa.

Perícia

Na manhã desta segunda-feira (19), o restaurante foi inspecionado por equipes do Instituto-Geral de Perícias (IGP) e da Polícia Civil. O laudo será a base do inquérito instaurado sobre o caso, que visa determinar as causas do desabamento. Os trabalhos estão a cargo da 4ª Delegacia de Polícia (DP) de Porto Alegre.