Em meio à temperatura elevada e à seca que afetam o oeste dos Estados Unidos e do Canadá, o grande incêndio que devasta o estado do Oregon voltou a crescer neste domingo, levando autoridades a ordenar novas retiradas de pessoas dos locais afetados.
O Bootleg, maior dos 80 grandes incêndios ativos nos Estados Unidos, cresceu durante a noite, passando de 1.100 km² a 1.170 km² de áreas atingidas, o equivalente a três vezes o tamanho da metrópole de Detroit, segundo autoridades. As remoções dos locais afetados, que envolvem mais de 2 mil pessoas, continuaram neste domingo.
Imagens de satélite do serviço meteorológico nacional mostram uma coluna de fumaça causada pelo Bootleg no sul do Oregon, até a fronteira com o Canadá, a centenas de quilômetros.
Mas, com o avanço dos bombeiros no lado ocidental do incêndio, a contenção geral do fogo mais do que triplicou, para 22%. Os fortes ventos e as tempestades elétricas generalizadas, no entanto, continuam representando uma ameaça grave.
Bombeiros assinalaram que o incêndio de rápido crescimento na zona turística de Lake Tahoe, Califórnia, foi originado por raios. Chamado Tamarack e avivado pelo vento, o fogo cresceu explosivamente, abrangendo uma área de mais de 80km², e ainda não foi controlado. A população da pequena comunidade vizinha de Markleeville, na fronteira com Nevada, foi retirada do local.
*Com as informações da AFP