Porto Alegre segue com a vacinação contra a Covid-19 neste sábado para o público de 35 anos ou mais, além dos grupos anteriores já contemplados na campanha. O Ginásio Tesourinha voltou a ser disponibilizado para aplicação do imunizante para o dia de hoje. Antes mesmo do início da imunização já havia uma fila grande na avenida Erico Verissimo.
De acordo com Sandro João Damasceno Cyntrão, assessor técnico da Diretoria de Atenção Primária à Saúde, o local já havia sido usado para a vacinação no dia 3. Na ocasião, foram imunizadas mais de 1,7 mil pessoas. “Estamos testando os espaços para vacinar”, explicou, acrescentando que o Tesourinha deverá ser utilizado com mais frequência.
No Ginásio, há um total de dez ilhas de imunização. Apenas duas delas oferecem a segunda dose. A dona de casa Maria Conceição Rodrigues, de 62 anos, foi uma das primeiras a receber a segunda dose da vacina da Fiocruz. “Me sinto bem e agradecida pela minha saúde e para proteger os meus filhos e os meus netos “, disse.
O contador Eder Menezes Bruno, 35 anos, recebeu sua primeira dose. “Eu estava ansioso, pois tenho um filho de 4 meses”, explicou. Já o desenhista técnico Anderson da Rosa, 35 anos, falava em alívio pela primeira dose. Sua preocupação agora era apenas com possíveis efeitos colaterais. Por essa razão já estava voltando para casa.
Vacinação segue no domingo
No domingo, a Unidade Móvel de Saúde irá levar a vacinação contra a Covid-19 até a comunidade do bairro Humaitá. O serviço estará instalado no Sest/Senat (avenida José Aloísio Filho, 695 – Humaitá), das 9h às 13h.
Além do público com 35 anos, podem ser imunizadas profissionais de saúde e de apoio à saúde, pessoas com deficiência a partir de 18 anos, pessoas com comorbidades a partir de 18 anos, funcionários das escolas municipais, estaduais e particulares de ensino infantil, fundamental, médio, técnico e superior, além de gestantes e puérperas.
Pontos de vacinação
Além do Ginásio Tesourinha, a vacinação foi disponibilizada em três drive-thrus: drive-thru do Shopping Bourbon Wallig (avenida Grécia, 1.500 – bairro Cristo Redentor), híbrido, atendendo pedestres e veículos; no drive-thru da PUCRS (acesso pela av. Ipiranga, 6681 – entrada ao lado do Museu da PUCRS – bairro Partenon) e o drive-thru do Barra Shopping Sul (acesso pela avenida Diário de Notícias, 300 – bairro Cristal).
Por enquanto, seguem disponíveis para segunda dose a Coronavac (todos que estão com o esquema vacinal em atraso) e AstraZeneca, para quem foi imunizado há pelo menos 10 semanas. Ainda não há aplicação de segunda dose Pfizer, pois não há pessoas com doses com prazos determinados para o período.
Conforme determinação do Ministério da Saúde, desde 14 de junho o intervalo entre a primeira e segunda dose do imunizante Pfizer é de 10 semanas.