O secretário municipal de saúde do Rio de Janeiro, Daniel Soranz informou hoje que mais 15 casos da variante Delta foram confirmados na cidade do Rio de Janeiro, elevando o total para 23. No período entre sexta-feira(16) e sábado (17), o número de casos confirmados da variante indiana saltou de três para 23, quando a investigação em relação a doença ainda segue na cidade. Na sexta-feira, a Secretaria Municipal de Saúde informou que acompanhava 24 pessoas que tiveram contato com os primeiros sete casos que haviam sido confirmados na cidade.
A variante Delta foi identificada pela primeira vez na Índia e se tornou a quarta variante de preocupação sinalizada pela Organização Mundial da Saúde (OMS), ao lado da Alfa, Beta e Gama. As três anteriores tiveram seus primeiros casos sequenciados no Reino Unido, na África do Sul e no Brasil. As variantes de preocupação recebem atenção especial das autoridades de saúde porque têm potencial maior de transmissão.
Apesar disso, a Secretaria Municipal de Saúde ressalta que as medidas preventivas são as mesmas. “A população deve manter o distanciamento, usar máscaras e higienizar as mãos com álcool 70 ou, quando possível, água e sabão”, disse ontem a secretaria.