Aeroporto Salgado Filho volta a cancelar voos em razão da neblina neste sábado

Além das duas viagens suspensas, pelo menos 16 estão atrasadas

Foto: Guilherme Almeida/Arquivo/Correio do Povo

Os usuários do Aeroporto Internacional Salgado Filho, de Porto Alegre, voltam a sofrer com atrasos e cancelamentos em razão da forte neblina presente na Capital, na manhã deste sábado (17). Segundo o monitoramento da Fraport, concessionária alemã que administra o terminal, dois voos foram cancelados.

Ambos fariam o trajeto entre o Salgado Filho e o Aeroporto Afonso Pena, em Curitiba – sendo um com destino ao Paraná, e outro ao Rio Grande do Sul. Outros 16 constam como “atrasados” ou “alternados”- dez no painel de desembarques em Porto Alegre, e seis no de embarques. Todos envolviam aeronaves com destino ao Sul ou Sudeste do país.

Esta é a terceira vez que o problema causa transtornos aos passageiros só no mês de julho. A orientação é de que os usuários afetados procurem as companhias aéreas – que são responsáveis pela realocação dos bilhetes e, também, por eventuais reembolsos. A expectativa é de que o funcionamento do aeroporto seja normalizado em breve.

Tecnologia

O aeroporto conta com equipamento antineblina, que está desligado em razão das obras de ampliação na pista. Atualmente, a operação acontece com o auxílio de uma tecnologia antiga. A reforma está parada desde abril, graças ao imbróglio envolvendo a remoção das famílias que vivem na Vila Nazaré – solucionado apenas no início desta semana.