Porto Alegre estabelece novos protocolos na chegada de viajantes por avião

Regras valem a partir de segunda-feira, prevendo testes em residentes e pessoas que pretendam ficar ao menos quatro dias na cidade

Foto: Cristine Rochol / PMPA

A Secretaria Municipal de Saúde de Porto Alegre lançou, nesta sexta-feira, um novo protocolo para o controle da chegada de passageiros ao Aeroporto Internacional Salgado Filho. O objetivo é manter a vigilância na entrada de novas variantes do coronavírus na cidade. A nova ação, que entra em operação na segunda-feira, prevê a testagem do tipo RT-PCR de viajantes residentes ou com estadia mínima de quatro dias no município e que desembarcarem no aeroporto. O teste deve ser realizado dentro de até sete dias após o desembarque.

Para realizar o exame, o viajante deve preencher o Formulário de Retorno do Viajante, que a ser entregue pelas companhias aéreas durante o voo. Após o preenchimento do formulário, o passageiro recebe, por e-mail, as instruções para a realização da coleta, e deve procurar o laboratório indicado portando a seguinte documentação original: identificação oficial com foto e CPF (RG, CNH, passaporte ou outro documento oficial), e bilhete aéreo com desembarque em Porto Alegre até 7 dias antes da data da coleta. Para residentes em Porto Alegre, é preciso apresentar ainda o comprovante de residência em nome da pessoa a ser testada ou declaração simples de residência, emitida por terceiros; para visitantes, também é necessário um comprovante de estadia (mínimo de 4 dias) em locais de hospedagem da cidade.

Os resultados serão divulgados em até 24 horas. Em caso positivo, o passageiro recebe, por e-mail, as instruções para isolamento domiciliar, bem como os locais de acesso aos serviços de urgência da cidade e as unidades de saúde mais próximas do endereço informado.

Os viajantes com resultado negativo também receberão, via e-mail, orientações voltadas à prevenção da Covid-19, como medidas de higiene e proteção individual.

Todos os casos positivos serão encaminhados para estudo de análise genômica, com a intenção de monitorar as variantes de Covid-19.

O novo protocolo busca dar continuidade às medidas de controle sanitário no Aeroporto. Na primeira ação, foram identificados passageiros que desembarcaram em Porto Alegre portando o vírus. A operação, que ocorreu entre os dias 14 e 27 de junho, realizou 6.203 testes em passageiros de diferentes origens. Destes, 55 casos tiveram diagnóstico positivo.