Bombeiros controlam incêndio no prédio da Secretaria da Segurança Pública

Dois agentes seguem desaparecidos

Rescaldo do incêndio no prédio da SSP. Foto: Samantha Klein

O incêndio que atingiu o prédio da Secretaria de Segurança Pública do Estado, localizado na rua Voluntários da Pátria, em Porto Alegre, na noite dessa quarta-feira, foi controlado no início dessa madrugada. O incêndio, de grandes proporções, começou por volta das 22h. A estrutura ficou completamente destruída. Depois de três horas, os agentes de segurança iniciaram o trabalho de rescaldo das chamas.

Ainda na madrugada desta quinta-feira, a SSP confirmou o desaparecimento de dois bombeiros que trabalhavam no combate às chamas. Eles seguem desaparecidos. Conforme informações preliminares, o incêndio teria começado no teto do 4º andar, onde fica localizado o setor de alvarás da Susepe. Duas funcionárias estavam no local no momento em que o fogo começou. Elas utilizaram os extintores, mas as chamas se alastraram rapidamente. O fogo atingiu o telhado do Centro Integrado, localizado ao lado.

O vice-governador Ranolfo Vieira Junior esteve no local na madrugada. Ele coordenou os trabalhos no prédio do IGP, que fica no mesmo pátio, ao lado da estrutura consumida pelo fogo. De acordo com Vieira Júnior, o prédio, “aniquilado pelo fogo”, foi evacuado rapidamente assim que as chamas começaram, perto das 22h.

O imóvel era considerado o “coração administrativo” da Secretaria da Segurança Pública, além de sediar partes do Departamento Estadual de Trânsito (Detran) e do Instituto Geral de Perícias (IGP). Ainda conforme o vice-governador, não houve prejuízo de provas criminais em função do fogo.

O Serviço de Emergência da Brigada Militar, o 190, também atendia no local. A prefeitura de Porto Alegre trabalhou com o governo do Estado para o restabelecimento dos serviços, o que ocorreu no início da madrugada. Provisoriamente, o atendimento passou a ser feito a partir da sede do 9º Batalhão de Polícia Militar (9° BPM).

Apesar do incêndio, o vice-governador descartou prejuízo operacional à atuação da segurança pública no Rio Grande do Sul. “As atividades vão continuar”, resumiu. Ainda não é possível avaliar a extensão dos danos, nem as causas do incêndio, que segundo o relato de servidoras, começou no teto do quarto andar, em uma sala que era usada pelo setor de alvarás da Superintendência de Serviços Penitenciários do Rio Grande do Sul (Susepe).

“Todas as nossas polícias seguirão nas ruas 24 horas, mantendo toda a atividade operacional regular em todo o Estado”, acrescentou Vieira Júnior.

Em um comunicado, o governo lamentou a “perda da memória do órgão central e dos departamentos de instituições vinculadas” que atendiam no prédio da Secretaria, mas esclareceu que “apenas áreas administrativas foram afetadas”, o que não compromete “nenhuma atividade-fim da Segurança Pública estadual”.

Ainda segundo Vieira Júnior, o governador Eduardo Leite deve retornar ao Rio Grande do Sul, no início desta quinta-feira, no primeiro voo disponível. Ele cumpria agenda em São Paulo, mas cancelou os compromissos assim que soube do incêndio. “Naturalmente, as perícias serão feitas no sentido de apurar as causas do incêndio. Nossa equipe de governo trabalha para dar rápido encaminhamento para evitar solução de continuidade às atividades das secretarias de segurança e de administração penitenciária”, postou o governador, no Twitter.

Prédio desabou parcialmente

O fogo tomou conta de todo o prédio, que desabou parcialmente. As chamas podiam ser vistas de vários pontos da cidade.

Viaturas de cidades próximas, como Canoas e São Leopoldo, também foram deslocadas para apoiar os trabalhos, além de guarnições do Corpo de Bombeiros Voluntários de São Sebastião do Caí e de Eldorado do Sul.