Aplicativo vai expandir capacidade de vigilância agropecuária no RS

O aplicativo foi desenvolvido pela Universidade da Carolina do Norte (EUA)

POR THAIS D’AVILA/ASCOM FUNDESA/RS
Acontece nos dias 15 e 16 de julho o treinamento de 130 servidores da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural para a operação do aplicativo RabApp, desenvolvido pela Universidade da Carolina do Norte (NCSU). O trabalho é fruto do convênio entre a instituição norte-americana, a SEAPDR e o Fundo de Desenvolvimento e Defesa Sanitária Animal. A pesquisa, liderada pelo professor brasileiro Gustavo Machado, da NCSU, tem contribuído para a vigilância agropecuária nas regiões de fronteira através da análise de movimentação de animais entre propriedades.

O curso será ministrado por plataforma online e vai possibilitar que os técnicos da Secretaria em cada região do estado possam operar o sistema que, atualmente, só roda no nível central da SEAPDR. O chefe da Divisão de Controle e Informações Sanitárias, Francisco Lopes, afirma que o aplicativo desenvolvido vai expandir a capacidade de trabalho. “Diante de alguma suspeita ou mesmo como rotina, será possível fazer uma análise aprofundada com tecnologia de base de cálculo muito avançada de forma fácil e intuitiva”.

O presidente do Fundesa, Rogério Kerber, destacou a importância de um treinamento desta magnitude. “A expectativa é de que tenhamos um bom aproveitamento já que o Rio Grande do Sul ingressou em uma nova fase com a condição de área livre de febre aftosa sem vacinação”. A capacitação dos técnicos da Secretaria e do Ministério da Agricultura é um dos pontos previstos no estatuto do Fundo para o apoio à vigilância agropecuária.