Covid: RS decide encurtar intervalo entre doses da AstraZeneca e da Pfizer

Período de aplicação entra a primeira e segunda aplicação vai passar de 12 para 10 semanas

Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

O governo do Rio Grande do Sul decidiu, nesta segunda-feira, antecipar o intervalo de tempo de aplicação entre a primeira e a segunda doses das vacinas da Pfizer e AstraZeneca. O anúncio ocorreu após reunião das autoridades sanitárias, realizada nesta tarde.

Com isso, o tempo de intervalo para aplicação entre as doses de ambos os imunizantes vai passar de 12 para 10 semanas em território gaúcho. O replanejamento é motivado pelo avanço da variante Delta no País. Nesta segunda, o Estado anunciou que vai enviar a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) amostras de dois casos suspeitos dessa linhagem.

Medida pode ser aplicada a partir desta terça em cidades que tiverem doses

A Secretaria Estadual de Saúde (SES) informou que as vacinas para a segunda dose, reservadas na Central Estadual de Armazenamento e Distribuição de Imunobiológicos (Ceadi), em Porto Alegre, devem ser distribuídas às 18 Coordenadorias Regionais de Saúde (CRSs) na quarta-feira. A Pasta salienta, no entanto, que os municípios que tiverem doses armazenadas poderão aplicar os imunizantes nas pessoas que já completaram as 10 semanas a partir desta terça.

A SES reportou ter em estoque 687.105 doses da AstraZeneca para serem distribuídas às Coordenadorias de Saúde. Quanto a Pfizer, o adiantamento da aplicação não gera impacto neste momento, uma vez que o prazo de dez semanas, para pessoas já vacinadas uma vez, só começa a vencer em início de agosto.

Pelo país

Além do Rio Grande do Sul, pelo menos, outras oito unidades federativas adotaram a medida – Santa Catarina, Acre, Espírito Santo, Maranhão, Mato Grosso do Sul, Pernambuco, Piauí e Distrito Federal.

Já o governo de São Paulo decidiu não antecipar o intervalo de tempo, estabelecido pelo Ministério da Saúde no mês passado.

Balanço da campanha

Quase 70% da população gaúcha acima de 18 anos já recebeu a primeira dose da vacina contra a Covid-19 e 25% já possuem o esquema vacinal completo com as duas doses ou com a dose única da Janssen. O governo estadual prevê imunizar toda população adulta até 20 de setembro.

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Sair da versão mobile