SP antecipa vacinação e imuniza adolescentes a partir de agosto

Adolescentes de 12 a 17 anos começam a ser imunizados em 23 de agosto. Em setembro, jovens sem comorbidades serão vacinados

Vacina Oxford/Astrazeneca. Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil

O governador de São Paulo, João Doria (PSDB), anunciou neste domingo a data final do cronograma de imunização da primeira dose contra covid-19 de adultos para 20 de agosto. Inicialmente, a previsão era encerrar a vacinação desta faixa etária em 15 de setembro.

Doria confirmou ainda a vacinação de adolescentes de 12 a 17 anos a partir de 23 de agosto.  “Com 4 milhões de vacinas prontas da CoronaVac, vamos garantir o cumprimento de um novo cronograma de imunização em São Paulo. Daqui 40 dias, todos os adultos que podem ser vacinados estarão com pelo menos uma dose da vacina nos braços”.

De acordo com a coordenadora do PEI (Programa Estadual de Imunização), Regiane de Paula, com as vacinas extras será possível avançar, incluir novos grupos e adiantar o calendário vacinal. “Vamos incluir nossos adolescentes e jovens começando por quem mais precisa; aqueles com comorbidades e gestantes, reforçando a segurança de suas famílias, das escolas e toda a comunidade”.

Já o presidente do Departamento de Imunização da Sociedade Brasileira de Pediatria, Marco Aurélio Sáfadi, presente na coletiva no Palácio dos Bandeirantes, afirmou que a possibilidade de vacinar jovens e adolescentes é importante. “É importante também vacinar adolescentes gestantes. É uma iniciativa positiva que traz tranquilidade para uma série de famílias que tem nos adolescentes motivo de preocupação.”

O coordenador da comissão médica de educação do estado de São Paulo, Wanderson de Oliveira se posicionou favoravelmente à vacinação de adolescentes. “Sou pai de uma criança com deficiência e acho que estamos num momento muito importante de mudar o jogo da pandemia e conclamo a todos os brasileiros que não escolham vacinas porque precisamos garantir a vacina no braço e todas as vacinas. E todas que entrarem são eficazes e seguranças. Só teremos imunidade coletiva a partir do momento que todos os brasileiros estiverem imunizados.”

Cronograma

O novo calendário vacinal do governo vai começar a imunização de pessoas de 35 e 36 anos a partir de quinta-feira, entre os dias 20 de julho e 4 de agosto serão vacinadas pessoas que têm entre 30 e 34 anos.
Entre os dias 5 e 12 de agosto, pessoas entre 25 e 29 anos. Entre os dias 13 e 20 de agosto serão vacinados adolescentes dos 18 aos 24 anos. Já entre os dias 23 de agosto e 5 de setembro, o governo paulista vacinará adolescentes de 12 a 17 anos com deficiência e comorbidade e grávidas. 

O mês de setembro será dedicado à vacinação de adolescentes sem comorbidades. Entre os dias 6 e 19, serão imunizados jovens dos 15 aos 17 anos e do dia 20 a 30 deste mesmo mês, os jovens com idades entre 12 e 14 anos.

O grupo dos adolescentes é formado por uma população estimada em 3,2 milhões de pessoas. Todo o grupo receberá a vacina da Pfizer, a única autorizada pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) para essas faixas etárias.

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Sair da versão mobile