RS transfere restante do complexo da Cientec para a Universidade Estadual do Rio Grande do Sul

Termo de compromisso foi assinado pelo governador Eduardo Leite nesta sexta-feira

O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, oficializou nesta sexta-feira a transferência do restante do complexo da Fundação de Ciência e Tecnologia (Cientec) para a Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (Uergs). Com isso, pela primeira vez em 20 anos de fundação, a instituição vai contar com sede própria em Porto Alegre. O termo de compromisso da cedência ainda precisa ser assinado.

De acordo com Leite, a destinação do espaço coloca a Uergs em uma posição de protagonismo. “Estamos colocando a Universidade Estadual do Rio Grande do Sul no centro da tomada de decisões. Logo ali, temos o Palácio do Governo, o Centro Administrativo, a Assembleia Legislativa, a Câmara de Vereadores de Porto Alegre, a Orla do Guaíba, por onde circulam milhares de porto-alegrenses e gaúchos que aqui visitam. Então, a universidade não apenas passa a ter um espaço mais apropriado para as suas atividades, como também passa a estar mais aos olhos  da sociedade que espera muito da sua universidade”.

O reitor da Uergs, Leonardo Alvim Berold da Silva, afirmou que este é apenas o primeiro dos passos da instituição, que espera impulsionar e ampliar as ações nas áreas tecnológicas. Com a nova sede, a universidade espera economizar anualmente R$ 2,5 milhões utilizados para o aluguel de imóveis na Capital.

“Através da formação em nível de graduação e pós-graduação e de ações de pesquisa de extensão, além de tornar possível a oferta de serviços para os setores produtivos da agricultura e indústria, em sintonia com as estratégias de inovação e desenvolvimento científico e tecnológico do Rio Grande do Sul”.

A ocupação da área da Cientec, extinta em 2017 durante a gestão José Ivo Sartori, partiu da própria universidade. Em agosto do ano passado, um acordo já havia consolidado o repasse de parte dos equipamentos da Fundação à universidade.