Aziz pede a Damares inclusão de Witzel em programa de proteção

Pedido se estende para a mulher e os três filhos do ex-governador do Rio de Janeiro

Ex-governador do Rio Wilson Witzel (à esq.) pediu sessão secreta com os titulares da CPI. Foto: Marcos Oliveira/Agência Senado

O presidente da CPI da Covid, senador Omar Aziz (PSD-AM), solicitou ao Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, Damares Alves, a inclusão imediata do ex-governador do Rio de Janeiro Wilson Witzel e da família dele no programa de proteção de testemunhas administrado pela pasta.

A solicitação, feita nesta segunda-feira, se estende também à mulher e aos três filhos do ex-governador do Rio de Janeiro.

O pedido de inclusão no programa de testemunhas havia sido feito inicialmente pelo próprio Witzel. Em documento encaminhado à CPI, o ex-governador formalizou a solicitação para fazer um depoimento reservado. A oitiva está prevista para sexta-feira – o local, porém, continua sem definição.

Aziz, então, solicitou a inclusão ao ministério comandado por Damares Alves. “Vale destacar que os fatos que o peticionante (Witzel) tem a revelar são gravíssimos e envolvem muitas pessoas e autoridades, o que coloca em risco a integridade física do peticionante e de seus familiares”, cita o documento.

O senador pede que seja deferida também segurança na residência, incluindo o controle de telecomunicações, escolta e segurança nos deslocamentos da casa, ajuda financeira mensal para prover as despesas necessárias à subsistência individual ou familiar, apoio e assistência social, médica e psicológica e custeio integral do assessoramento jurídico relativamente às medidas judiciais e administrativas que venham a ser movidas em face de Witzel, quanto às retaliações que poderão advir do depoimento.