Sob o comando de Diego Aguirre, o Inter tem três jogos com uma vitória, um empate e uma derrota. O rendimento também oscilou entre muito bom, na estreia, e ruim, nos dois jogos seguintes. Por isso, por mais que o técnico enfrente várias dificuldades, precisam comandar uma reação no Campeonato Brasileiro, começando pela partida deste sábado, contra o Corinthians, em São Paulo.
O detalhe é que o Corinthians também vive uma crise. Abalado por uma severa crise financeira, o clube precisou desfazer-se de vários dos seus jogadores – um deles, o zagueiro Bruno Méndez parou no Inter, mas não pode jogar neste sábado por razões contratuais. No Brasileirão, faz uma campanha média e tem apenas um ponto a mais que o Inter. O técnico Sylvinho fez mais um treino fechado, mas a equipe deve ter a volta do volante Araos.
“É um jogo importante, um grande confronto. O grupo está trabalhando bastante para buscar a vitória. Os três pontos são fundamentais para a gente”, afirma o centroavante Yuri Alberto, que já projeta a rodada seguinte: “A vitória (contra o Corinthians) vai passar confiança para o grupo. Depois, temos o próximo jogo em casa (contra o São Paulo, na quarta-feira, no Beira-Rio)”.
Os desfalques são o grande problema de Diego Aguirre. O departamento médico colorado está lotado com Zé Gabriel, Moisés, Taison, Paolo Guerrero e Thiago Galhardo. Além disso, Caio Vidal, principal jogador do time na derrota para o Palmeiras, quarta-feira à noite, recebeu o terceiro cartão amarelo e cumpre suspensão. Para completar, o Inter comunicou que Heitor, que é lateral direito mas estava atuando na esquerda, apresentou edema muscular na coxa esquerda e fica afastado por cerca de dez dias.
Por isso, até o plano de poupar um ou outro jogador mais desgastado fisicamente pode ser frustrado. A princípio, o técnico projetava deixar Patrick de fora, mas repensa a ideia diante das poucas alternativas para montar o setor ofensivo. Em tese, Maurício deve começar no time titular, mas no lugar de Caio Vidal. Uma opção seria Lucas Ramos, outra o jovem colombiano recém-chegado ao clube Juan Manuel Cuesta, que já foi relacionado para as últimas partidas, mas não fez a sua estreia com a camisa colorada.
Diego Aguirre orientou um treino pela manhã desta sexta no CT Parque Gigante, o único em preparação para a partida contra o Corinthians. No começo da tarde, a delegação partiu para São Paulo. O lateral-esquerdo Paulo Victor, contratado do Botafogo, integra a delegação e deve, no mínimo, ficar no banco de reservas no Itaquerão, onde o Inter jamais venceu o Corinthians – são sete encontros no novo estádio, inaugurado em 2014, com quatro vitórias dos donos da casa e três empates.
O tabu, entretanto, é ainda mais longo. A última vitória colorada em São Paulo contra o Corinthians ocorreu em 2009 por 1 a 0, com um golaço de Nilmar.
Campeonato Brasileiro – 9ª rodada
Corinthians: Cássio; Fagner, João Victor, Gil e Fábio Santos; Cantillo, Gabriel e Vitinho; Gustavo Mosquito, Mateus Vital e Jô. Técnico: Sylvinho.
Inter: Daniel; Saravia, Pedro Henrique, Víctor Cuesta e Léo Borges; Rodrigo Dourado e Johnny; Edenilson, Mauricio e Patrick; Yuri Alberto. Técnico: Diego Aguirre.
Arbitragem: Marcelo de Lima Henrique (RJ)
Local: Neo Química Arena, em São Paulo (SP)
Data e hora: 03/07, às 21h