Senadores da CPI da Covid lamentam marca de 500 mil mortes

Parlamentares falaram em 'genocídio', em punir os responsáveis e que vidas poderiam ter sido salvas com respeito à ciência

Omar Aziz e Renan Calheiros na Mesa Diretora da CPI Foto: Jeffeson Rudy / Agência Senado

Senadores que integram a CPI da Covid divulgaram nota neste sábado  lamentando as 500 mil mortes por Covid-19 no Brasil. Os parlamentares afirmaram que as vidas poderiam “ter sido poupadas, com bom senso, escolhas acertadas e respeito à ciência”.

A comissão prometeu ainda que os responsáveis pelas cifras serão responsabilizados. “Asseguramos que os responsáveis pagarão por seus erros, omissões, desprezos e deboches. Não chegamos a essa quadro devastador, desumano, por acaso. Há culpados e eles, no que depender da CPI, serão punidos exemplarmente”, informou a nota.

O texto é assinado pela Mesa Diretora e por senadores de partidos de centro, centro-direita e de esquerda que integram a comissão. Parlamentares governistas não endossaram a carta. Entre as assinaturas está as do presidente da comissão, Omar Aziz (PSD-AM); a do vice-presidente, Randolfe Rodrigues (Rede-AP); e a do relator, Renan Calheiros (MDB-AL).

Veja abaixo a íntegra do texto:

Nota Pública da Maioria dos Membros da Comissão Parlamentar de Inquérito da PANDEMIA.

Nessa data dolorosamente trágica, quando o Brasil contabiliza 500 mil mortes, desejamos transmitir nossos mais profundos sentimentos ao País.Temos consciência que nenhuma palavra é suficiente para consolar e superar a dor das perdas de nossas famílias. São 500 mil sonhos interrompidos, 500 mil vidas ceifadas precocemente, 500 mil planos, desejos e projetos. Meio milhão de vidas que poderiam ter sido poupadas, com bom-senso, escolhas acertadas e respeito à ciência.

Asseguramos que os responsáveis pagarão por seus erros, omissões, desprezos e deboches. Não chegamos a esse quadro devastador, desumano, por acaso. Há culpados e eles, no que depender da CPI, serão punidos exemplarmente. Os crimes contra a humanidade, os morticínios e os genocídios não se apagam, nem prescrevem. Eles se eternizam e, antes da justiça Divina, eles se encontrarão com a justiça dos homens.

Omar Aziz
Presidente CPI

Randolfe Rodrigues
Vice Presidente

Renan Calheiros
Relator

Tasso Jereissat

Otto Alencar

Eduardo Braga

Humberto Costa

Alessandro Vieira

Rogério Carvalho

Eliziane Gama

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Sair da versão mobile