Mutirão da segunda dose da Coronavac vacina 3.750 pessoas em Porto Alegre

Unidade móvel da SMS estará na Lomba do Pinheiro neste domingo

Foto: Alex Rocha/PMPA

O mutirão para a segunda dose da vacina Coronavac atendeu 3.750 pessoas neste sábado, em Porto Alegre. O movimento foi tranquilo nos sete locais de aplicação ao longo do dia. Nas quatro unidades de saúde que abriram até as 15h, foram aplicadas 1.740 doses. Nos três drive-thrus, foram mais 2.010 doses.

O mutirão foi realizado pela Secretaria Municipal de Saúde com coordenação da Atenção Primária à Saúde, e apoio da Equipe G, farmácias Panvel, Droga Raia e São João, Exército Brasileiro e Associação Médica do Rio Grande do Sul (Amrigs). Os locais de vacinação também contaram neste sábado com a atuação voluntária de servidores de diversas secretarias, gabinetes e de outros órgãos da prefeitura.

Neste domingo, a unidade móvel da SMS estará na Escola de Educação Infantil Porto Encantado, na rua Jaime Lino dos Santos, Quinta do Portal, na Lomba do Pinheiro, zona Leste da Capital. No local, será oferecida primeira dose da vacina Pfizer e segunda dose das vacinas AstraZeneca e Coronavac.

O imunizante da Pfizer será disponibilizado para gestantes, puérperas e para os públicos que vêm sendo vacinados pela SMS: pessoas com 51 anos ou mais, sem comorbidades; trabalhadores da educação no ensino superior, profissionais da educação infantil, fundamental e médio do ensino municipal, estadual e rede privada e profissionalizante da rede estadual; pessoas com deficiência permanente e comorbidades a partir de 18 anos.

Para receber a primeira dose, é preciso comprovar o vínculo com a instituição de ensino e comorbidades e deficiência (exceto Síndrome de Down). Gestantes podem apresentar a carteira de gestante ou recomendação médica.