Cidades brasileiras registram protestos contra Bolsonaro e por vacinas neste sábado

Atos dão continuidade a movimento que levou milhares às ruas dia 29 de maio

Protesto em Recife. Foto: Marlon Costa/Futura Press/Estadão Conteúdo

Capitais e diversas cidades do País registram neste sábado (19) manifestações contra o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) e a favor da vacinação. Os atos foram organizados para dar continuidade ao movimento que levou milhares às ruas dia 29 de maio.

Entre as bandeiras erguidas por manifestantes, estão o pedido de impeachment de Bolsonaro, extensão do auxílio emergencial de R$ 600, vacinação em massa contra a Covid-19 e críticas à política ambiental da administração atual.

No Rio de Janeiro, manifestantes se reúnem no centro da capital. A concentração começou por volta das 10h no Monumento Zumbi dos Palmares, na avenida Presidente Vargas, principal via da região central da cidade.

A pista central da Avenida Presidente Vargas foi parcialmente interditada para a caminhada dos manifestantes em direção à igreja da Candelária, marcha com início previsto para 11h15. Guardas municipais e policiais militares acompanham o protesto e orientam o trânsito na região.

Uma faixa culpa o presidente pelas 500 mil mortes da pandemia no Brasil, triste marca que pode ser atingida ainda hoje. Outros manifestantes exibem cartazes demandando a vacinação em massa da população, além de reivindicarem mais educação e saúde.

Em Brasília, manifestantes ocupam o gramado central da Esplanada dos Ministérios. Com o Congresso isolado pelo policiamento, os manifestantes organizaram uma caminhada pela Esplanada até se posicionarem diante de um carro de som, estacionado no local mais próximo possível do Parlamento que funciona como uma espécie de palanque improvisado para os discursos.

Em Recife, também há movimentação de manifestantes contra Bolsonaro. O protesto acontece na Praça do Derby seguida de caminhada até a avenida Guararapes no centro da capital pernambucana. Em Campina Grande, na Paraíba, pessoas com bandeiras com dizeres “Não tire a máscara, tire Bolsonaro” protestaram nas praças da cidade. O município paraibense também lembrou os 500 mil mortos pela covid-19.

Em Aracaju, capital de Sergipe, mulheres posaram em frente a um painel pintado com o rosto de Marielle Franco, morta em março de 2018 com o motorista Anderson Gomes, para protestar contra Jair Bolsonaro.

Cidades do interior de São Paulo também registram protestos contra Bolsonaro. Em Franca, manifestantes erguem faixas e bandeiras com dizeres contrário ao presidente. Em Sorocaba, também no interior paulista, manifestantes protestaram de máscaras e roupas de proteção contra a covid-19. Manifestantes do município de Campinas também se organizaram para protestar.

Nas organizações pelas redes sociais, os manifestantes foram a favor de usar máscaras de proteção, levar álcool em gel e manter distanciamento social durante o ato. Os organizadores estão distribuindo máscaras para os participantes do ato.

Rio Grande do Sul

Em Porto Alegre, o ato está marcado para às 15h, no Largo Glênio Peres. Segundo os organizadores, a manifestação se repetirá em outros 50 municípios do interior gaúcho.