Número de casos de Covid na Copa América sobe de 66 para 82

Resultados do sequenciamento genético para análise de variantes saem em até 14 dias

Foto: Lucas Figueiredo/CBF

O Ministério da Saúde informou, nesta sexta-feira, que foram confirmados 82 casos de Covid-19 entre pessoas envolvidas na Copa América. O número representa uma elevação em relação ao dado da véspera, que era de 66 contaminações.

Dos 82 infectados, 37 são jogadores e membros das delegações e outros 45 de prestadores de serviços contratados para o evento. Houve, assim, um aumento de 10 jogadores e integrantes de delegações infectados e seis prestados de serviço em relação à quinta-feira.

“Os casos de prestadores de serviços foram confirmados em Brasília (DF), Cuiabá (MT), Goiânia (GO) e Rio de Janeiro (RJ). Os resultados do sequenciamento genético para análise de variantes serão concluídos em até 14 dias, prazo necessário para realização da análise”, informou a pasta, conforme a Agência Reuters.

O Ministério da Saúde disse ter realizado 6.926 testes de RT-PCR entre jogadores, membros das delegações e prestadores de serviços. O índice de positividade, com isso, é de 1,2%.

Desde o início do evento, no fim de semana, foram diagnosticados com Covid-19 atletas das seleções da Venezuela, Colômbia e Bolívia. Na quinta, o Chile informou que um integrante da delegação testou positivo, mas não especificou se era um jogador.

O Brasil decidiu permitir a realização da competição depois de Colômbia e Argentina desistirem de sediá-la. O primeiro, pela onda de protestos violentos contra reformas propostas pelo governo. O segundo, pela alta nos casos de Covid-19 no país.