Queiroga nomeia cirurgiã para o cargo que seria de Luana Araújo

Rosana Leite de Melo vai comandar a Secretaria Extraordinária de Enfrentamento à Covid-19 do Ministério da Saúde

Rosana Leite participa de reunião em Brasília com Ministro da Saúde DIVULGAÇÃO/TONY WINSTON/MS

O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, nomeou nesta quinta-feira (17) a médica Rosana Leite de Melo para o cargo de secretária Extraordinária de Enfrentamento à Covid-19 da pasta. Ela vai ocupar o posto que seria da infectologista Luana Araújo, que chegou a ser anunciada para a função, mas após dez dias, acabou informada por Queiroga que não seria mais nomeada.

A polêmica em torno do assunto chegou à CPI da Covid no Senado. Em 2 de maio, ao ser ouvida pela comissão, Luana declarou ter entendido na ocasião que órgãos superiores haviam vetado sua presença na secretaria de acompanhamento da pandemia.

A infectologista é contrária ao tratamento precoce com uso de medicamentos como a cloroquina contra Covid-19. Para ela, a discussão “é delirante, esdrúxula. anacrônica e contraproducente“.

Na mesma CPI, Queiroga explicou que todas as nomeações têm de ser aprovadas por dois órgãos federais, a Casa Civil e a Secretaria de Governo da Presidência da República. Mas disse que não houve veto nesse caso. “Eu desisti da doutora Luana porque ela não estava suscitando o consenso que eu desejava”, declarou aos senadores. Entendi que, pelo seu perfil, não iria contribuir para o que eu queria.”

Currículo de Rosana

Em seu currículo na plataforma Lattes, Rosana aparece como graduada em medicina pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul em 1997, especializou-se em cirurgia de cabeça e pescoço além de cirurgia oncológica.

Ela também se apresenta como professora pela UFMS e cirurgião de cabeça e pescoço do Hospital Regional de Mato Grosso do Sul.

Tem mestrado em saúde e desenvolvimento na região centro-oeste pela UFMS, foi secretária e presidente do Conselho Regional de Medicina do CRMMS; é coordenadora geral das residências em saúde e secretária executiva da Comissão Nacional de Residência Médica do MEC.