Polícia Civil apreende mais de 200 pássaros silvestres em cativeiro ilegal

O flagrante foi a maior apreensão da Delegacia do Meio Ambiente na Capital

A Polícia Civil, por meio da Delegacia do Meio Ambiente (DEMA), do Departamento Estadual de Investigações Criminais (DEIC), apreendeu mais de 200 aves silvestres em cumprimento de mandado de busca e apreensão, na manhã desta quinta-feira, em Porto Alegre.

Segundo a delegada Marina Goltz, a ordem judicial foi cumprida em residência no bairro Campo Novo, em razão de investigação sobre o cativeiro ilegal de animais silvestres, oriunda de denúncia anônima realizada através do Disque-Denúncia do DEIC.

A delegada informa que foram apreendidas 225 aves silvestres de mais de 20 espécies, entre dragão, saíra militar, saíra sete cores, tico-tico rei, canário da terra, saíra azul, tiziu, coleiro do campo, coleiro do brejo, tiê sangue, sabiá-una, sabiá do campo, trinca-ferro, bico de pimenta, cardeal, tucano, graúna, gralha-picaça, azulão, azulinho, curió e bicudo. A delegada salienta que as aves das espécies curió, bico de pimenta e bicudo são ameaçadas de extinção.

Durante as buscas, foram localizadas três pássaros mortos nas gaiolas, bem como outras com aves silvestres convivendo com grande quantidade de fezes.

O proprietário da residência onde foram apreendidos os animais responde a procedimento policial pelo crime previsto no artigo 29 da Lei de Crimes Ambientais, com pena de detenção de 6 meses a 1 ano e multa, com a pena aumentada pela metade em razão de envolver espécies ameaçadas de extinção, bem como pelo crime previsto no art. 32 da mesma lei, no caso, maus-tratos contra animais.

A ação contou com o apoio da Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema). Após a apreensão, os animais foram encaminhados para o Centro de Triagem de Animais Silvestres (CETAS) do Ibama.

As denúncias podem ser realizadas através dos seguintes contatos: Disque-denúncia 0800-510 2828, WhatsApp e Telegram (51) 98418-7814.

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Sair da versão mobile