Com movimento intenso, postos de saúde vacinam pessoas com 51 anos em Porto Alegre

Centro de Saúde Modelo chegou a registrar presença de 100 pessoas nas primeiras horas do dia

Foto: Alina Souza/Correio do Povo

Homens e mulheres com 51 anos ou mais, fora dos grupos prioritários, começaram a ser vacinados nesta quinta-feira em Porto Alegre contra o coronavírus. Os postos de saúde apresentaram uma intensa movimentação nas primeiras da manhã de quinta-feira. No Centro de Saúde Modelo, no bairro Santana, mais de 100 pessoas estavam na fila aguardando a imunização nas primeiras horas da manhã. Mesma situação aconteceu no Centro de Saúde IAPI, na zona Norte, onde mais de 70 pessoas esperavam a vacinação contra a Covid-19.

A unidade de saúde Santa Cecília, na rua São Manoel, no bairro Santana, registrou filas que chegavam quase na avenida Protásio Alves. Os postos de saúde funcionaram das 8h às 17h. A imunização foi realizada em 12 unidades de saúde e no drive-thru da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). As vacinas oferecidas foram da Astrazeneca/Oxford/Fiocruz e da Pfizer. Por volta das 8h30min, mais 80 veículos aguardavam para entrar no estacionamento da universidade. Neste local, a aplicação da vacina ocorreu das 9h às 17h.

A imunização contra a Covid-19 também foi feita para os públicos que já integravam a campanha: trabalhadores da educação no ensino superior (escolas de graduação), profissionais da educação infantil, fundamental e médio do ensino municipal, estadual e rede privada e profissionalizante da rede estadual; pessoas com deficiência permanente e comorbidades a partir de 18 anos, gestantes e puérperas e população em situação de rua.

No drive-thru da Pucrs, foram aplicadas a primeira e segunda dose da Astrazeneca/Oxford/Fiocruz também nas pessoas que receberam a primeira dose há mais de 12 semanas. Já nas 12 unidades de saúde, o público recebeu a primeira dose e segunda da Astrazeneca/OxfordFiocruz e a primeira dose da Pfizer.

No Centro de Saúde Modelo, a produtora de eventos Érica Consuelo, 51 anos, disse que estava feliz por ter feito a imunização. “Espero que na próxima semana baixe ainda mais a faixa etária da vacinação”, ressaltou. O auxiliar administrativo André Maciel, 51 anos, afirmou que estava contente por ter feito a imunização contra a Covid-19. “A vacinação é a única maneira de vencermos essa pandemia”, acrescentou.

Documentos e vacinação da gripe
Para receber a primeira dose da vacina contra a Covid-19, as pessoas com 51 anos ou mais precisaram apresentar documento de identidade com CPF e comprovante de residência em Porto Alegre. Já os profissionais da educação e funcionários, foi necessário documento de identidade com foto e CPF, contracheque ou crachá e declaração da instituição ao qual o profissional está vinculado. Na aplicação da segunda dose, as pessoas tinham que levar documento de identidade e carteira de vacinação com registro da realização da primeira dose.

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) informou que pessoas que receberam a dose da vacina contra gripe devem aguardar 14 dias para fazer a primeira ou segunda dose da vacina Covid-19. O primeiro dia a ser contado é o seguinte ao da aplicação. Já a imunização contra o coronavírus para a população em situação de rua segue sendo realizada no Consultório na Rua – localizado no Centro de Saúde Santa Marta, na rua Capitão Montanha, 27, no Centro Histórico. As equipes da Fundação de Assistência Social e Cidadania (Fasc) seguem com a abordagem e orientação para a necessidade da imunização das pessoas em situação de vulnerabilidade social.

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Sair da versão mobile