Um terço da população vacinável tomou a primeira dose contra a Covid-19 no Brasil

Segundo o Ministério da Saúde, 13,6% do público-alvo da campanha recebeu as duas aplicações

Foto: Guilherme Almeida/CP

Um terço dos brasileiros acima de 18 anos tomou ao menos uma dose da vacina contra a Covid-19. De acordo com os dados oficiais do Ministério da Saúde, 160,044 milhões de pessoas estão nesse grupo. Destes, 53,6 milhões foram uma vez aos postos se imunizar (33,5%) e 21,8 milhões, ou 13,6%, fizeram as duas aplicações.

Cinco meses após o início do programa nacional de imunização contra a Covid, a velocidade das aplicações começa a engrenar no país com a chegada de novas doses dos laboratórios e insumos para a fabricação do Instituto Butantan (CoronaVac) e da Fundação Oswaldo Cruz (Oxford/AstraZeneca).

Só nesta semana, duas vezes seguidas mais de um milhão de brasileiros foram imunizados por dia: 1,2 milhão de domingo (13) para segunda-feira (14) e 1,3 milhão de segunda para terça-feira (15).

Atrasos

Para o professor Krerley Oliveira, coordenador do Laboratório de Estatística e Ciência dos Dados da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) e membro do estudo ModCovid19, “o principal problema para não avançarmos mais rapidamente no processo de vacinação é a disponibilidade do insumo”.

Ele lembra que o Ministério da Saúde divulgou que até o fim de setembro o país receberá mais 200 milhões de doses. “Caso isso se concretize, a infraestrutura do SUS deve permitir que vacinemos todos os cerca de 100 milhões de pessoas que ainda não tomaram a primeira dose. Torcemos para que não haja novos atrasos nessas entregas de vacinas, como já tivemos inúmeras vezes ao longo deste ano”, diz.

Foi apostando na chegada dos lotes e insumos prometidos que o governador de São Paulo, João Doria (PSDB), e representantes de outros estados anunciaram a antecipação do calendário de vacinação, prometendo encerrar a fila até setembro deste ano. O Ceará é o que lidera essa corrida, com a previsão de dar ao menos uma dose a todos os moradores com 18 anos ou mais até agosto.

Vacina em adolescentes

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) autorizou na semana passada a aplicação da vacina da Pfizer em adolescentes de 12 a 15 anos – quem tem 16 ou 17 já podia tomar esse imunizante. O Ministério da Saúde, no entanto, continua deixando de fora do público alvo essa faixa da população.

Outra vacina que deve chegar ao país em breve e pode agilizar a proteção completa dos brasileiros é a da Janssen, que garante a imunização com uma única aplicação.

O Ministério da Saúde espera o desembarque em território nacional ainda nesta semana de 3 milhões de doses da Janssen, braço farmacêutico da companhia norte-americana Johnson&Johnson.

107 dias

Para chegar ao número de 160,044 milhões de pessoas que precisam se vacinar, o Ministério da Saúde se baseou na estimativa do IBGE, de 2019, de que 75,8% da população brasileira têm 18 anos ou mais.

Levando em conta esses dados, se for mantida a velocidade de um milhão de aplicações por dia, o país precisaria de 107 dias para dar uma dose aos 106,3 milhões de brasileiros que ainda não tomaram vacina. Se isso for atingido, o país inteiro faz ao menos uma aplicação em todos os adultos que quiseram se imunizar no dia 30 de setembro.