Morre paciente de Itaqui contaminado com variante peruana da Covid-19

Homem de 23 anos permanecia internado em Porto Alegre desde 23 de maio

Foto: Robson da Silveira SMS / PMPA

Morreu na manhã desta quarta-feira o paciente de 23 anos, morador de Itaqui, na fronteira Oeste, que havia sido infectado com uma variante peruana (C.37) do novo coronavírus. Ele permanecia internado no CTI-Covid do Hospital de Clínicas de Porto Alegre, desde 23 de maio. Motorista de caminhão, o paciente havia realizado uma viagem a São Paulo, retornando pela Argentina. No trajeto, começou a sentir os sintomas da doença.

Em nota, o Hospital de Clínicas esclarece que Jairo Dias Piazer Junior já era considerado não contaminante, ou seja, neste momento, já não transmitia mais o vírus.

Jairo chegou a Itaqui em 20 de maio onde se submeteu a um teste rápido de antígeno em uma farmácia da cidade, que deu resultado positivo. O Laboratório Central do RS (Lacen-RS) identificou a variante peruana.

Em 21 de maio, o caminhoneiro passou a apresentar os sintomas mais graves da Covid-19, sendo internado no Hospital São Patrício, de Itaqui. Com o agravamento do quadro, necessitou ser transferido de avião até a Capital, onde permaneceu fazendo uso de ventilação mecânica até falecer.

Variante peruana

Conforme o Centro Estadual de Vigilância em Saúde (CEVS), não há evidências de maior transmissibilidade ou capacidade de a variante C.37 causar um quadro clínico mais grave da doença. “É uma variante que requer atenção e apresenta considerável disseminação em alguns países da América Latina, mas ainda não há comprovações científicas de uma mudança no comportamento do vírus”, salienta o órgão, em nota.