Gilmar Mendes autoriza auditor do TCU a ficar calado em CPI

Servidor que produziu relatório que contesta mortes pela Covid, negado pelo Tribunal, deve comparecer, mas pode ficar em silêncio

Foto: Reprodução

O ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), autorizou nesta quarta-feira o auditor Alexandre Figueiredo Costa Silva Marques, do Tribunal de Contas da União (TCU), a ficar em silêncio na CPI da Covid. Ele precisa comparecer ao depoimento, prevista para esta quinta-feira, mas pode se recusar a responder perguntas dos senadores.

O requerimento para convocar o auditor partiu do senador Alessandro Vieira (Cidadania-SE) depois que o presidente Jair Bolsonaro usou um relatório produzido pelo servidor sobre a tese de que cerca de metade dos óbitos atribuídos à Covid-19 não foram causados pela doença.

O documento, desmentido pelo TCU, entrou no sistema interno da Corte sem constar em qualquer processo no órgão. O episódio levou o Tribunal a afastar Marques do cargo por 60 dias.

“Concedo parcialmente a ordem de habeas corpus, para que a Comissão Parlamentar de Inquérito da Pandemia assegure ao paciente Alexandre Figueiredo Costa Silva Marques: (i) o direito ao silêncio, isto é, de não responder a perguntas que possam, por qualquer forma, incriminá-lo, sendo-lhe, contudo, vedado faltar com a verdade relativamente a todos os demais questionamentos não abrigados nesta cláusula; (ii) o direito a ser assistido por advogado ou advogada durante todo o depoimento; e (iii) o direito a ser inquirido com dignidade, urbanidade e respeito, ao qual, de resto, fazem jus todos depoentes, não podendo sofrer quaisquer constrangimentos físicos ou morais, em especial ameaças de prisão ou de processo, caso esteja atuando no exercício regular dos direitos acima explicitado”, estabelece o despacho.