Fundesa libera recursos para Programa Sentinela

R$ 60 mil foram aprovados para construções em Santa Rosa e São Borja

Os conselheiros do Fundo de Desenvolvimento e Defesa Sanitária Animal (Fundesa) aprovaram em reunião extraordinária realizada na manhã desta segunda-feira (14) a liberação de recursos para aparelhar o Programa Sentinela, da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (SEAPDR). O Sentinela atua em conjunto com as forças policiais na fronteira do Rio Grande do Sul com o Uruguai e a Argentina. O objetivo do programa, bem como do Guaritas (na divisa com Santa Catarina), é coibir o trânsito ilegal, o contrabando e o descaminho de animais e produtos de origem animal em território gaúcho.

O Fundo já aportou recursos ao longo de 2020 e início de 2021 para a aquisição de equipamentos para as barreiras móveis e produção de material de comunicação, como vídeo e folders. Na reunião desta segunda, foram liberados quase R$ 60 mil para a construção de estrutura em propriedades com guarda temporária de animais em Santa Maria e São Borja. Os locais serão utilizados para a permanência de animais apreendidos durante as operações das equipes até a comprovação da propriedade ou destinação ao abate sanitário.

Outro pedido liberado foi para o treinamento dos integrantes das equipes dos dois programas para a operação de drones e aquisição de kits complementares. A utilização dos equipamentos contribui com a vigilância e produção de provas de irregularidades no trânsito de animais nas regiões de fronteira.

“Estes recursos são muito importantes tanto para a construção destas duas novas unidades de guarda temporária quanto para o treinamento dos servidores. Com a utilização dos drones, o Programa Sentinela tende agora a aumentar a qualidade da fiscalização e a agilizar os processos, tanto de fiscalização da propriedade rural quanto da fiscalização de trânsito”, destaca Francisco Lopes, coordenador dos Programas Sentinela e Guaritas.

No próximo dia 15 de julho será realizada a assembleia de prestação de contas onde serão apresentados os números referentes ao segundo trimestre de 2021.

Com informação: AI FUNDESA/RS