Projeto que extingue pensões de ex-governadores e viúvas no RS deve ser votado em uma semana

Autor da proposta, deputado Pedro Pereira (PSDB), antecipa que emenda vai ser apresentada em plenário

Foto: Joel Vargas/Agência ALRS

O projeto que prevê o fim da aposentadoria dos ex-governadores no Rio Grande do Sul deve ir a votação em sessão plenária da Assembleia Legislativa na terça-feira que vem. A inclusão da matéria, que está em discussão desde 2015 no Legislativo, na ordem do dia  ocorreu durante a reunião de líderes dessa manhã.

O autor da proposta, deputado Pedro Pereira (PSDB), adiantou que uma emenda ao projeto deve ser apresentada em plenário.  O texto está sendo construído junto com o deputado Sérgio Turra (PP). “A ideia, além de acabar com a pensão vitalícia, é que a partir do governador Eduardo Leite, o subsídio mensal pago após o término do mandato, seja de um ano e não de quatro, como é atualmente. Também vamos incluir nesta emenda que, em caso de ocupação de outro cargo eletivo, o ex-governador não tenha direito ao subsídio”, informou o tucano.

O parlamentar também aponta que atualmente nove ex-governadores e quatro viúvas recebem a pensão vitalícia. O valor de cada uma das pensões é de mais de R$ 32 mil, inclusive, com direito ao 13º salário, fazendo com que o custo total seja estimado em R$ 6 milhões por ano.