Prefeitura corta ponto de funcionários da Procempa em greve há 19 dias

Fica suspenso o pagamento dos dias parados, de vale-refeição, vale-alimentação e vale-transporte

Foto: Cristina Leipnitz/Divulgação PMPA

A prefeitura de Porto Alegre anunciou que corta, nesta terça-feira, o pagamento da antecipação da quinzena dos profissionais da Companhia de Processamento de Dados de Porto Alegre (Procempa) em greve há 19 dias. Referente a esse período, está suspenso o pagamento dos dias parados, de vale-refeição, vale-alimentação e vale-transporte.

A paralisação de 35% dos trabalhadores da categoria, no entendimento da prefeitura, está desalinhada com o cenário de crise provocada pela pandemia, com arrecadação mais baixa e aumento do investimento para infraestrutura de saúde. Entre os serviços comprometidos pela greve, a leitura das contas do Dmae é um deles. A prefeitura estuda contratações emergenciais para essa e outras funções.

No fim do mês de maio, os servidores decidiram entrar em greve após audiência, realizada no Tribunal Regional do Trabalho (TRT), terminar sem acordo.

Conforme o despacho do desembargador do trabalho Francisco Rossal de Araújo, que mediou a audiência na época, a Procempa, representada pelo diretor administrativo Marco Antônio Seadi, alegou não ter, neste momento, recursos financeiros para apresentar proposta econômica de reajuste salarial para os servidores.

A categoria, no entanto, por meio do Sindicato dos Trabalhadores em Processamento de Dados (Sindppd/RS), contrapõe dizendo que “a empresa e o governo optaram por pagar altos valores de Imposto de Renda por ter lucro, o que não é permitido pelo estatuto da companhia, e manter congelados os salários dos trabalhadores, para esvaziá-la”.

Além da recomposição salarial, o sindicato pede a manutenção dos direitos do Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) e a realização de um concurso público para repor déficit de 70 vagas.