Carlos Wizard pede para depor por videoconferência na CPI da Covid

Empresário acusado de integrar o gabinete paralelo teve depoimento marcado para quinta-feira, mas viajou aos Estados Unidos

Foto: Instagram / Reprodução / R7

O empresário Carlos Wizard pediu à CPI da Covid para depor por meio de videoconferêcia. Wizard, que teve depoimento marcado para quinta-feira, alega que está nos Estados Unidos desde 30 de março, em viagem, acompanhando tratamento médico de um familiar.

A defesa do empresário também pediu o acesso aos documentos da CPI sobre a investigação que envolve o empresário.

Wizard é suspeito de integrar o gabinete paralelo de aconselhamento do presidente Jair Bolsonaro durante a pandemia. A CPI investiga o quanto o gabinete influenciou o presidente com opiniões contrárias à ciência e que atrapalharam no combate à pandemia.

O convocado é defensor do tratamento precoce, chegou a ser indicado para ocupar um cargo no Ministério da Saúde e pode ser levado de forma coercitiva à CPI, caso não compareça à oitiva.

Nesta semana, a CPI deve ouvir também o ex-secretário de Saúde do Amazonas Marcellus Campelo, o ex-governador do Rio de Janeiro Wilson Witzel e o auditor do TCU (Tribunal de Contas da União) Alexandre Marques.

O depoimento de Campelo está previsto para esta terça-feira. O estado entrou em colapso no início de 2021 com falta de leitos de UTI e de oxigênio medicinal. Dezenas de pessoas morreram asfixiadas na rede hospitalar. Além disso, a Polícia Federal (PF) apura desvio de dinheiro do combate à Covid-19, a partir de suposta organização criminosa. Na operação, o órgão prendeu o ex-secretário.

Witzel vai ser ouvido na quarta-feira, segundo a pauta. O ex-chefe do Executivo Estadual sofreu impeachment após a acusação de crime de responsabilidade por um suposto esquema de corrupção em contratações da Secretaria de Saúde do Rio de Janeiro para enfrentamento da pandemia de Covid-19.

No dia seguinte, a comissão ouve, de acordo com o calendário, Alexandre Marques, autor de um relatório que levantou suspeitas sobre o número de mortes atribuídas à Covid-19 no país. No mesmo dia, está previsto o depoimento de Carlos Wizard.

Já na sexta-feira, os especialistas Ricardo Dimas Zimermann e Francisco Eduardo Cardoso Alves falarão aos membros sobre medidas de combate à Covid-19.

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Sair da versão mobile