RS registra estabilidade de internações em UTIs no fim de semana

No acumulado da semana, uso de leitos clínicos reduziu e o de alta complexidade aumentou

Foto: Ricardo Giusti / CP

O final de semana terminou com taxas estáveis de ocupação de leitos de UTI no Rio Grande do Sul e em Porto Alegre. No fim da tarde de domingo, o RS tinha uma taxa de 87,4%, contra os 87,7% da última sexta-feira. Já a Capital, que tinha ocupação de 87,95% na sexta, encerrou o domingo com 87,27%. Apesar de não apresentar nenhuma mudança significativa, o nível ainda é preocupante, já que qualquer oscilação brusca para cima pode voltar a provocar o colapso da rede de atendimento à Covid-19 e impactar na atenção a outros doentes que precisarem de um leito crítico. O domingo teve mais 59 mortes e 733 novos contaminados em todo o Rio Grande do Sul.

Conforme análise do Comitê de Dados do Governo do Rio Grande do Sul, as macrorregiões Norte e Vales seguem com ocupação acima de 100%. Já o Centro-Oeste – incluindo Santa Maria -, Missões e Serra mantêm taxa de ocupação superior a 90%. O estado conta atualmente com 435 leitos de UTI livres. Com isso, a razão de leitos livres para cada ocupado por Covid no RS se encontra em 0,23. Em leitos clínicos, na semana que passou, somente a Serra acumulou aumento de pacientes confirmados com Covid-19.

Neste domingo, o número de internados com suspeita da doença e com confirmação em leito clínico e UTI apresentou redução de 36 pessoas. A ocupação de leitos clínicos por pacientes com casos confirmados de Covid-19 reduziu, variando de 2.751 para 2.693. O número de pacientes com suspeita variou de 410 para 431. Foram 100 confirmados e 69 suspeitos a menos, no acumulado da semana.

Nos leitos de UTI, o número de confirmados passou de 1.901 para 1.886, enquanto o de pessoas com suspeita de Covid-19 variou de 127 para 143. Foram 42 confirmados e 29 suspeitos a mais, no acumulado da semana.

A média móvel de óbitos no RS e no Brasil também apresentou elevação relevante, a partir de um patamar já muito alto. Já são 29.672 mortes e 1.148.734 casos de Covid-19 no RS. Dentre as regiões próximas ao RS, há elevação recente na média de óbitos pelo número de habitantes, tanto no Uruguai, como também na Argentina e Paraguai.

Porto Alegre

Na Capital, dos 958 leitos operacionais de UTI, havia 802 ocupados no fim da tarde deste domingo. Desse montante, 391 eram pacientes com diagnóstico confirmado para a Covid-19 e outros 7 com suspeita da doença. Também há 15 pacientes aguardando nas emergências por um leito de UTI.

Entre os hospitais, a situação mais crítica é do Ernesto Dornelles, com 125% de ocupação na UTI. Outros quatro hospitais atendem com 100% ou mais, nem todos necessariamente devido à Covid-19: o São Lucas da PUCRS, o Cristo Redentor, o HPS e o Hospital da Restinga.

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Sair da versão mobile