Federação dinamarquesa confirma que Christian Eriksen teve uma parada cardíaca

Jogador precisou passar por uma manobra de reanimação após cair desacordado em campo nesse sábado

Foto: Reprodução / Twitter Federação Dinarmaquesa de Futebol

A Federação Dinamarquesa de Futebol (DBU) realizou, na manhã deste domingo, uma entrevista coletiva para atualizar a situação do meia Christian Eriksen, que caiu desacordado em campo, na partida da seleção da Dinamarca contra a Finlândia, nesse sábado, pela Eurocopa. Segundo o médico da equipe, Morten Boesen, o jogador sofreu uma parada cardíaca e que “tinha partido” antes de passar por um processo de reanimação com um desfibrilador. Após 15 minutos de atendimento em campo, ele teve os sinais vitais restabelecidos.

Mais cedo, a federação dinamarquesa divulgou uma nota informando que Eriksen segue hospitalizado e está estável. Ele passará por mais exames. “Esta manhã falamos com Christian Eriksen, que enviou agradecimentos aos seus companheiros de equipe. Sua condição está estável e ele continua hospitalizado para exames adicionais. A equipe e a comissão técnica da seleção nacional receberam assistência psicológica durante a crise, e isso continuará disponível a eles após o ocorrido de ontem”, diz a nota.

“Gostaríamos de agradecer a todos pelas sinceras mensagens de apoio a Christian Eriksen de fãs, jogadores, famílias reais da Dinamarca e da Inglaterra, associações internacionais, clubes, etc. Encorajamos a todos a enviarem as suas mensagens de apoio à Federação Dinamarquesa, onde com toda certeza as transmitiremos a Christian e à sua família”, encerra a nota.

O jogo foi interrompido por volta do minuto 43, quando o dinamarquês sofreu um mal súbito no gramado, num momento em que não participava de nenhum lance. Durante o atendimento a Eriksen, que atua na Inter de Milão, ainda no campo, os médicos tiveram que fazer uma massagem no coração para reanimá-lo.
O jogo foi interrompido, e seus companheiros fizeram um circulo ao redor do meia, alguns deles com lágrimas nos olhos, enquanto os serviços de emergência faziam o atendimento.

Ainda no gramado, o capitão Simon Kjaer e o goleiro Kasper Schmeichel, da Dinamarca, tentaram tranquilizar a família de Eriksen. Após vários minutos, o dinamarquês foi retirado do campo de maca, coberta com lonas para evitar as imagens, aplaudido pelo público presente no estádio de Copenhague.

O árbitro solicitou que os jogadores fossem para os vestiários e, em seguida, a Uefa anunciou através das redes sociais que o jogo estava “suspenso devido a uma emergência médica”.