Estudo realizado em cidade brasileira tenta descobrir se é possível imunizar população com meia dose de Astrazeneca

Intuito do projeto "Viana Vacinada", realizado pela Ufes e a Friocruz, é descobrir se duas aplicações de meia dose da vacina são suficientes para a imunização

Foto: Guilherme Almeida/CP

O município de Viana, no Espírito Santo, começará, neste domingo (13), a segunda etapa da experiência para imunizar a população, entre 18 e 49 anos, com meia dose da vacina AstraZeneca (Oxford/Fiocruz), doadas pelo Programa Nacional de Imunizações (PNI) do Ministério da Saúde. Até a manhã de sábado (12), pouco mais de 16 mil integrantes do público previsto agendou a vacinação. A expectativa é vacinar cerca de 35 mil pessoas durante o estudo.

O intuito da pesquisa do projeto “Viana Vacinada“, realizada pela Ufes e a Friocruz, é descobrir se duas aplicações de meia dose da vacina são suficientes para a imunização. Se forem, uma mesma quantidade vai imunizar o dobro da população.

Segundo o Gerente de Estudos e Pesquisas, Jose Geraldo Mill, o ideal seria atingir 80% do público alvo, para aumentar a proteção da população geral, mas mesmo assim os 51% não atrapalham a pesquisa. “Eu tenho uma expectativa que a gente consiga cerca de 20 mil pessoas, o que daria uma boa cobertura. O ideal seria cobertura total, mas isso não conseguimos”.

A analista de dados, Gabriela Tosi, realizou seu cadastro para ser uma das voluntárias e ver o adiantamento da vacinação com muita expectativa. “Participar de um estudo científico que pode ajudar a mudar o rumo da história do Brasil e no mundo é gratificante, fiquei honrada”. Segundo o prefeito de Viana, Wanderson Borghardt Bueno, se a adesão não aumentar, a vacinação vai ser estendida até os outros dias da semana, mas só tomará esta decisão na semana que vem junto à Sesa e Ufes.

A eficácia da estratégia de vacinação meia dose ou com dose já foi testada e utilizada em outros momentos de emergência de saúde pública, como a epidemia de Febre Amarela, realizada com sucesso e que garantiu a vacinação do Brasil e da África.

O objetivo do estudo é avaliar a diminuição de números de casos do novo coronavírus, com internações e mortes, e parte da premissa de que há um grande número de pessoas que ainda não tem e não terão acesso a vacinação nos próximos meses. Essa é mais uma ação do Governo do Estado para acelerar o acesso à vacinação.

A vacinação acontece em 35 postos distribuídos pelo município de Viana, com a participação e 450 colaboradores voluntários. Também participam do estudo a equipe de pesquisadores do Hospital Universitário Cassiano Antônio Moraes da Universidade Federal do Espírito Santo (HUCAM-UFES/EBSERH) e da Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ).

O projeto foi aprovado no Comitê de Ética do HUCAM-UFES (CEP-HUCAM-UFES) e pela Comissão Nacional de Ensino e Pesquisa (CONEP) e está sendo executado por meio de uma parceria entre o Ministério da Saúde (MS), Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), a FIOCRUZ, HUCAM-UFES, Secretaria da Saúde do Espírito Santo (Sesa), por meio do Instituto Capixaba de Ensino, Pesquisa e Inovação em Saúde (ICEPi), e Prefeitura Municipal de Viana

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Sair da versão mobile