Covid: deputado vai pedir ao TCU para investigar suposto desvio de R$ 52 milhões

Dinheiro, destinado a promover peças publicitárias de combate à Covid-19, pode ter sido usado em propagandas do Executivo

Foto: Agência Brasil

O deputado federal Elias Vaz (PSB-GO) protocola, nesta segunda-feira, representação ao Tribunal de Contas da União (TCU) pedindo fiscalização sobre o suposto desvio de R$ 52 milhões para publicidade de combate à Covid-19, mas usados em propagandas de ações institucionais do governo federal.

Os recursos foram alocados pela Medida Provisória (MP) 942, de abril de 2020, que liberou créditos extraordinários para o combate à doença como parte do Orçamento de Guerra, usado para enfrentar a calamidade pública em decorrência da pandemia, e tinha o objetivo de informar a população e minimizar os impactos decorrentes da proliferação da doença.

Vaz aponta, porém, indícios de que o governo tenha usado o dinheiro para promover peças publicitárias de ações do Executivo, e não relativas à Covid-19, como a importância do uso de máscara e do distanciamento social.

Foram realizados quatro TED’S (Termos de Execução Descentralizada) dos ministérios da Saúde e da Cidadania para a Secretaria de Comunicação da Presidência da República. “É vergonhoso! O Executivo usou dinheiro público de forma irregular para promover o governo em vez de aplicar no combate à pandemia”, acusa Vaz.

O parlamentar encaminha, ainda neste domingo, a documentação ao presidente da CPI da Covid, senador Omar Aziz (PSD-AM).