Prefeitura de Porto Alegre mantém força-tarefa para coleta de lixo até contratação de nova empresa

Executivo espera assinar contrato emergencial ainda na segunda-feira

Foto: Alex Rocha / PMPA

A prefeitura de Porto Alegre cumpre, neste fim de semana, um cronograma de força-tarefa para o recolhimento do lixo enquanto aguarda assinar um contrato emergencial com uma nova empresa de coleta de resíduos. O executivo espera definir o vencedor do edital de licitação e assinar o contrato ainda nesta segunda-feira.

Para atender os 38 bairros e vilas a força-tarefa da prefeitura utiliza 47 caminhões-caçamba, sendo 33 do Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU), dez da Divisão de Conservação de Vias Urbanas (DCVU) da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (SMSUrb) e os demais da prefeitura, além de mais 30 veículos de outras parcerias. No total, 77 caminhões foram escalados para apoio.

O contrato com a B.A. Meio Ambiente foi suspenso administrativamente pelo município na última quarta-feira, depois da paralisação das atividades pelos trabalhadores da empresa na terça. Ontem, a Justiça negou pedido da empresa para anular a suspensão.

Os colaboradores da prestadora do serviço de coleta domiciliar na modalidade porta a porta pararam alegando a falta de férias e o não pagamento de benefícios por parte da empresa. “Não há débitos entre o Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU) e a B.A. Meio Ambiente”, destacou a Prefeitura em nota.