Fiocruz recebe insumos para a produção de 6 milhões de vacinas contra a Covid-19

Remessa garante entregas semanais ao Programa Nacional de Imunizações até 10 de julho

Foto: Guilherme Almeida/Correio do Povo

A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) recebe, neste sábado (12), um novo lote de ingrediente farmacêutico ativo (IFA) para a produção de vacinas Oxford/AstraZeneca contra Covid-19. A remessa, importada da China, chega às 17h50 no Aeroporto do Galeão, no Rio de Janeiro, e será suficiente para a produção de 6 milhões de doses.

“A aceleração da entrega dessa remessa permitirá a continuidade da produção da vacina e garantirá entregas semanais ao Programa Nacional de Imunizações (PNI) até 10 de julho”, afirma a instituição, em nota.

A Fiocruz tenta, ainda, acelerar as próximas remessas de IFA, já que permanece com capacidade de produção superior à de disponibilização do insumo. A falta de matéria-prima chegou a interromper a produção de vacinas por cinco dias, em maio, o que impactou as entregas em junho, que estão menores.

Nesta sexta-feira, foram entregues 2,7 milhões de doses. Mas, em 21 de maio, o instituto chegou a disponibilizar 6,1 milhões de doses. Com essa última remessa, a fundação atingiu a marca de 53,8 milhões de doses entregues ao Ministério da Saúde.

Segundo a pasta, mais de 109,5 milhões de doses de vacinas foram distribuídas desde 18 de janeiro, quando começou a campanha de vacinação contra a Covid-19 no país. Dessas, mais de 76,7 milhões foram aplicadas, sendo 53,2 milhões de primeiras doses e 23,5 milhões.