Às vésperas da Copa América, seleção da Venezuela soma 12 casos de Covid-19

Infectados não apresentam sintomas e estão isolados em hotel

Delegação venezuelana chegou ao Brasil na sexta-feira para a disputa do torneio. Foto: Redes Sociais/Reprodução

Apenas um dia antes da estreia na Copa América, a seleção da Venezuela já soma 12 casos de Covid-19 no elenco que enfrenta o Brasil neste domingo (12), em Brasília. A série de diagnósticos foi confirmada pela Secretaria de Saúde do Distrito Federal, que monitora a situação.

Segundo nota enviada à imprensa, nenhum dos infectados apresenta sintomas da doença. Eles permanecem isolados em quartos individuais. Os nomes dos pacientes não foram divulgados pelo governo brasileiro – que se limitou a informar que tratam-se de jogadores e integrantes da comissão técnica.

A Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol), que organiza o torneio, ainda não se manifestou sobre o caso. Inicialmente, a Copa América aconteceria na Colômbia – que desistiu de receber os jogos em razão da pandemia. O mesmo aconteceu com a Argentina, que era a segunda opção.

A transferência da competição para o Brasil gerou polêmica entre o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) e os governos estaduais. Rio Grande do Sul e São Paulo, por exemplo, vetaram a realização de partidas em seus estádios.

Regulamento

A Covid-19 motivou alterações no regulamento da Copa América. Nesta edição, não há limite para o número de trocas na delegação – e novos jogadores podem ser convocados, a qualquer momento, caso um atleta seja infectado pelo coronavírus. A norma deve ser aplicada, pela primeira vez, para solucionar o caso dos venezuelanos.

Confira a íntegra da nota

“A Secretaria de Saúde do Distrito Federal informa que, na noite de sexta-feira (11), foi notificada pela Conmebol, de que 12 membros da delegação da seleção de futebol da Venezuela, incluindo jogadores e comissão técnica, testaram positivo para covid -19.

Todos estão assintomáticos, isolados em quartos individuais e seguem monitorados pela equipe da Conmebol e pelo Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (Cievs), da Secretaria de Saúde.”