Procergs desativa coordenadorias regionais em seis municípios

Medida decorre da extinção de atividades e de mudanças provocadas pelos avanços da tecnologia da informação

Foto: Divulgação

As operações do Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado do rio Grande do Sul (Procergs) serão encerradas em seis coordenadorias regionais, a partir de segunda-feira. Terão as atividades encerradas as unidades da Alegrete, Caxias do Sul, Pelotas, Passo Fundo, Santa Maria e Santo Ângelo.

Conforme a Secretaria Estadual de Comunicação (Secom), a decisão ocorre devido à extinção de atividades e aos avanços da tecnologia da informação, em que os serviços vêm sendo prestados de forma remota ou automatizada, principalmente, em função da pandemia. Ainda de acordo com a Secom, as mudanças também permitem uma redução de custos operacionais como locação de salas e prédios, equipamentos e materiais de trabalho, e serviços de manutenção local.

As Coordenadorias Regionais foram criadas com o objetivo inicial de apoiar a prestação de serviços da companhia à extinta Caixa Econômica Estadual. Ao longo do tempo, as unidades atuaram ainda como braço comercial e técnico do provedor Via RS (encerrado em 2018) e também como apoio à aplicação das provas do DetranRS, entre outras funções.

A Procergs é uma das três estatais gaúchas que, a partir da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) aprovada pela Assembleia Legislativa no dia 1° deste mês, pode vir a ser vendida pelo governo estadual sem a necessidade de realização de uma consulta popular.

Funcionários

Segundo a Secom, os profissionais das seis unidades que serão desativadas seguirão, até segunda ordem, atuando em regime de home office. A medida já é adotada pela empresa há um ano e três meses, por conta da pandemia, e contempla quase todos os servidores do centro de tecnologia e informação.

Nas próximas semanas, a Procergs vai abrir um novo ciclo do programa de demissão voluntária (PDV), para permitir mais adesões.

De acordo com o interesse e a pedido do profissional, deve ser disponibilizada ainda a oportunidade de transferência para a sede, em Porto Alegre, para os ocupantes dos cargos que não estejam classificados como em extinção, no atual plano de empregos, funções e salários da empresa.