Ensino agrícola: biblioteca virtual alcança meio milhão de consultas em 2021

Associação Gaúcha de Professores Técnicos de Ensino Agrícola (Agptea) disponibiliza livros, artigos, periódicos e documentos

A Associação Gaúcha de Professores Técnicos de Ensino Agrícola (Agptea) criou há dois anos em seu site uma Biblioteca Virtual que disponibiliza livros, artigos, periódicos e documentos, assim como vídeos produzidos por universidades, professores e estudiosos em geral. Neste período, a ferramenta recebeu um grande número de acessos e de janeiro a junho deste ano alcançou quase meio milhão de consultas, superando as visitas registradas ao longo de 2020. O material está organizado por campos de estudo, seguindo os componentes curriculares, e dividido em três áreas: agricultura, zootecnia e administração rural e projetos.

O presidente da Agptea, Fritz Roloff, afirma que esta iniciativa foi a forma encontrada pela associação para contribuir com o processo de formação pedagógica e a busca do conhecimento. Lembra que nem sempre o aluno consegue obter os materiais necessários para a sua formação no curso técnico do setor primário da economia. “Considerando que os trabalhos escolares ainda continuam muito mais na forma on-line do que na presencial e que devido à lentidão na imunização contra a Covid-19 essa metodologia irá até o final do ano, a Agptea está fazendo a sua parte ao disponibilizar esta ferramenta que pode ser acessada por qualquer pessoa, mesmo não sendo associada à entidade”, destaca.

A ideia é que a Biblioteca Virtual também possa servir como um portal onde os educadores postem seus materiais formando, assim, uma banco de dados que promova uma maior interação entre todos os professores da área técnica agrícola do Estado. “Entendemos que o conhecimento, quanto mais amplo, melhor. Não existem barreiras para este espaço, trata-se de um acesso universal”, salienta Roloff, lembrando que os conteúdos focam tanto o agronegócio em grande escala, como também a agricultura familiar. “Estamos aceitando novas contribuições para que este portal se qualifique cada vez mais”, enfatiza.

O acesso à Biblioteca Virtual no site da Agptea pode ser feito no link: www.bibliotecaagptea.org.br.

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Sair da versão mobile