Municípios do RS vão poder corrigir erros de registro em vacinações

Foram mais de 140 mil informações inconsistentes até agora

Foto: Guilherme Almeida/Correio do Povo

Dados inconsistentes no sistema de informações sobre vacinas poderão ser corrigidos pelos municípios gaúchos, a partir de agora. O Sistema Nacional de Informações do Programa Nacional de Imunizações (SNI-PNI) classifica como inconsistente um dado impreciso como, por exemplo, o registro da segunda dose antes da primeira.

Nesta quinta-feira, uma reunião virtual com as Coordenadorias Regionais de Saúde (CRSs) e especialistas da Divisão de Vigilância Epidemiológica e do Departamento de Gestão de Tecnologias e Inovação (DGTI), debateu as mudanças feitas, incluindo as funcionalidades de edição e exclusão de informações.

O Estado contabiliza 141.435 doses inseridas no banco de dados e classificadas como inconsistentes. Há casos em que o grupo prioritário informado é de uma determinada faixa etária e a idade informada é outra. Existem ainda casos de idade inferior a 18 anos (869 registros), idade superior a 120 anos (365) e de pacientes que tiveram registro da segunda dose antes da primeira (18.874). Outros 6.695 registros não tiveram o grupo prioritário informado.

O governo explicou que as doses inconsistentes já foram computadas nos números gerais da vacinação e que a correção vai trazer mais precisão aos dados do Rio Grande do Sul. A partir de agora, a SES vai enviar os relatórios das aplicações de doses apontadas como inconsistentes para os municípios realizarem os ajustes.