Cidades gaúchas recebem 402 mil vacinas contra a Covid nesta sexta

Devido ao aumento de volume da carga e às condições do tempo, remessas serão entregues por via terrestre

Foto: Felipe Dalla Valle/Palácio Piratini

A Secretaria Estadual da Saúde (SES) vai distribuir, nesta sexta-feira, 402 mil doses de vacinas contra a Covid-19 às 18 Coordenadorias Regionais de Saúde (CRSs) do Rio Grande do Sul. Além das 365.750 doses da Pfizer e 36.250 da Astrazeneca, os municípios gaúchos recebem diluentes de vacinas da Pfizer e kits de testes diagnósticos da doença, do tipo antígeno, doados pela Organização Pan-Americana da Saúde (Opas).

Devido ao aumento de volume da carga e às condições do tempo, as remessas serão entregues por via terrestre. Podem buscar os estoques, durante a manhã, servidores da 1ª CRS (Porto Alegre), 5ª (Caxias do Sul), 8ª (Cachoeira do Sul), 13ª (Santa Cruz do Sul), 16ª (Lajeado) e 18ª (Osório), assim como os da Secretaria de Saúde de Porto Alegre.

No mesmo turno, carros do Centro Estadual de Vigilância em Saúde (Cevs) de Porto Alegre saem em direção a Santa Maria, Passo Fundo, Palmeira das Missões, Santo Ângelo e Pelotas, com estoques suficientes para abastecer 12 coordenadorias, no total.

Já as seringas de 1ml, usadas para a aplicação das vacinas da Pfizer, previstas inicialmente para serem entregues junto com a essas remessas, chegarão ao Rio Grande do Sul nesta sexta, ainda sem horário confirmado. A entrega deve ocorrer assim que possível.