Bolsonaro fala em parecer para desobrigar uso de máscara por vacinados e já infectados pela Covid

Medida contraria protocolos médicos segundo os quais proteção deve ser mantida contra o risco de reinfecção e, também, em razão de novas variantes do coronavírus

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) anunciou nesta quinta-feira, durante evento com o Ministério do Turismo, que o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, vai emitir parecer para desobrigar o uso de máscara por aqueles que foram vacinados ou já contaminados pela Covid-19.

A fala veio depois do presidente lembrar de matérias jornalísticas apontando de forma recorrente quando ele não usa máscara em municípios que visita. “Ele [Queiroga] vai ultimar parecer visando a desobrigar o uso de máscara por parte daqueles que estejam vacinados ou que já foram contaminados para tirar essa (…) esse símbolo, que obviamente tem a sua utilidade para quem está infectado”, disse.

“Se bem que pra nós, o nosso protocolo, para quem está infectado, esse sim ele fica em casa, não aquele ‘fica em casa todo mundo’. A quarentena é pra quem está infectado, não é para todo mundo porque isso destrói empregos. Mata de outra forma o cidadão”, completou.

A medida contraria protocolos médicos segundo os quais a proteção deve ser mantida contra o risco de reinfecção e, também, pelo potencial de que variantes do novo coronavírus escapem de anticorpos naturais (produzidos pelos que se infectaram) ou em resposta a vacinas (pelos que se imunizaram). Além disso, nenhuma vacina conta com 100% de eficácia contra a Covid, o que possibilita que até os imunizados adoeçam e transmitam a doença a amigos e familiares.

O portal R7 entrou em contato com o Ministério da Saúde para obter mais detalhes do parecer, mas não obteve resposta até a publicação desta matéria.