Cidades do RS recebem 537 mil doses contra a Covid até a próxima semana

Lote da Janssen se torna a quarta opção para imunizar os gaúchos

Foto: Mauro Schaefer/CP

A Secretaria Estadual da Saúde (SES) do Rio Grande do Sul projeta, até o fim da semana que vem, distribuir às cidades 537.350 doses de vacinas contra a Covid-19. Todas devem ser usadas para a primeira dose de quem ainda não começou a se imunizar.

Fazem parte dessa leva as 219,5 mil doses da AstraZeneca que chegaram na noite desta quarta a Porto Alegre, as 146,25 mil da Pfizer, recebidas nessa terça, e as da farmacêutica Janssen, da Johnson & Johnson, que chegarão no início da semana como a quarta opção de imunização aos gaúchos.

Vacina da Janssen em dose única

O primeiro lote da vacina da Janssen vai conter 171.600 doses, com data de vencimento em 27 de junho. De acordo com a diretora do Centro Estadual de Vigilância em Saúde (Cevs), Cynthia Molina Bastos, o Rio Grande do Sul está em condições de usá-las dentro do período, uma vez que a logística de distribuição das doses acontece em até 24 horas para todas as 18 Coordenadorias Regionais de Saúde (CRSs).

A vacina da Janssen é ministrada em dose única. A eficácia é de 85% para casos graves da doença. O imunizante já teve o uso emergencial liberado no Brasil.

Destinação das doses

Uma reunião da Comissão Intergestores Bipartite (CIB), com representantes do governo estadual e dos municípios, definiu, nesta quarta-feira, a destinação das mais de 500 mil doses.

Segundo a Secretaria Estadual da Saúde (SES), elas serão utilizadas para iniciar a vacinação da população em geral, contemplando 100% das pessoas com 59 e 58 anos e atender 37% do grupo de trabalhadores das Forças Armadas, em todas as cidades. Aquelas que conseguirem podem avançar para os públicos seguintes.

Trabalhadores da Educação

Ainda conforme a Secretaria da Saúde, até o início da noite desta quarta, quase 132 mil trabalhadores da educação já haviam recebido ao menos a primeira dose de alguma das vacinas disponíveis, o que representa 67% do público estimado.

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Sair da versão mobile