Bergamota ganha marca coletiva

Projeto inclui citricultores dos municípios de Montenegro, Pareci Novo, São Sebastião do Caí, Brochier, Maratá, São José do Sul, Salvador do Sul e Tupandi

A Associação dos Citricultores do Vale do Caí, com o apoio do Programa Juntos para Competir e da Emater/RS, vai lançar em julho o selo AmeCitrus, marca coletiva da bergamota produzida na região. O projeto inclui os municípios de Montenegro, Pareci Novo, São Sebastião do Caí, Brochier, Maratá, São José do Sul, Salvador do Sul e Tupandi, que, juntos, têm área plantada com cítricos de 1,23 mil hectares. Destes, 729 hectares são cultivados com bergamota montenegrina, variedade que deve render 8,8 mil toneladas em 2021. Elisandra Kehl, presidente da associação, esclarece que a marca AmeCitrus será o selo de qualidade e rastreamento da fruta da região.

Montenegro abre safra de citros nesta terça-feira

A 21ª Abertura da Safra de Citros de Montenegro está marcada para hoje, em formato online, com transmissão a partir das 19 horas pelo canal do YouTube do Rio Grande Rural e no Facebook da Emater/RS-Ascar.
O extensionista da Emater/RS-Ascar Marcos Schäfer diz que a expectativa para a safra deste ano é que sejam colhidas no Vale do Caí 187 mil toneladas de citros, sendo 122 mil toneladas de bergamotas, 53 mil de laranjas e 10 mil de limões. No Vale do Taquari a previsão é de que sejam colhidas 18 mil toneladas de citros, sendo a maior parte de laranjas, cerca de 15 mil toneladas.
No Estado, a previsão é de que sejam colhidas 404,6 mil toneladas de citros, sendo 160,6 mil toneladas de bergamotas, 230 mil toneladas de laranjas e 14 mil toneladas de limões.

 

Reportagens: CP

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Sair da versão mobile