Líder de extremistas nigerianos Boko Haram está morto, afirma grupo jihadista rival

Estado Islâmico da África Ocidental divulgou informação após confronto em Sambisa

O líder do Boko Haram, Abubakar Shekau, cometeu suicídio durante uma luta contra membros de um grupo jihadista rival, afirmou o grupo Estado Islâmico na África Ocidental (ISWAP). “Shekau preferiu ser humilhado no além a ser humilhado na terra. Ele se matou detonando um explosivo”, afirmou uma voz semelhante à do líder da ISWAP, Abu Musab Al Barnawi, em uma gravação na língua Kanuri.

O Boko Haram não comentou os relatos sobre a morte de seu líder, que estão sendo investigados pelos militares nigerianos. O ISWAP explica na gravação que enviou seus combatentes para um enclave do Boko Haram na floresta de Sambisa e que encontraram Shekau sentado dentro de sua casa, o que deu início a um tiroteio.

“De lá ele se retirou e fugiu, correu e se escondeu no mato por cinco dias. No entanto, os combatentes continuaram a procurá-lo”, diz a voz.

Ao encontrá-lo, os combatentes da ISWAP pediram que ele e seus seguidores se rendessem, de acordo com a gravação, mas Shekau recusou e tirou a própria vida. “Estamos muito felizes”, disse a voz, acrescentando que Shekau era “alguém que cometeu atos terroristas e atrocidades inimagináveis”.