As forças de segurança voltaram a registrar aglomerações nas ruas de Porto Alegre entre a noite dessa sexta e a madrugada deste sábado (5). Foram observadas infrações ao decreto de prevenção à Covid-19 em três pontos da cidade, alvos de intervenção dos agentes da Guarda Municipal, Brigada Militar e Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC).
O cenário mais preocupante foi identificado na rua Padre Chagas, no bairro Moinhos de Vento, onde 400 pessoas estavam aglomeradas. O problema se repetiu no Centro Histórico – em especial na rua Fernando Machado, que recebeu cerca de 300 jovens. Já no Largo dos Açorianos, 70 foram orientados a voltar para casa.
Segundo os responsáveis pela fiscalização, o movimento deste locais foi espontâneo e não foi necessária a interdição de nenhum estabelecimento. O único negócio fechado pelas autoridades na última madrugada foi uma casa de festas, localizada na região das Ilhas, que operava sem alvará. Apesar disso, as normas sanitárias eram respeitadas por lá.
Denúncias
A Guarda Municipal informou que, em casos de aglomerações nas ruas, atua na orientação pedagógica dos frequentadores e reforça a necessidade do uso de máscaras para a proteção contra o coronavírus. Denúncias do tipo podem ser enviadas à corporação através dos telefones 156 ou 153.