Dia Mundial do Meio Ambiente

"Este jornal vai ser feito para toda a massa, não para determinados indivíduos de uma facção". Foto: Arquivo CP

Neste sábado (5), comemoramos o Dia Mundial do Meio Ambiente. A data foi definida pela Assembléia Geral das Nações Unidas em 5 de junho de 1972, durante abertura da Conferência de Estocolmo, na Suécia, cujo tema foi o Ambiente Humano
Tem por objetivo conscientizar a respeito da importância de preservar os recursos naturais e tem por finalidade criar uma postura crítica e ativa em relação aos problemas ambientais existentes no planeta.
A data é um relevante alerta à degradação dos recursos naturais e estimula reflexões sobre a necessidade de preservação do meio ambiente para a sobrevivência de todos os seres vivos.
Diversas atitudes simples podem ser tomadas pela população para preservar o meio ambiente. Veja algumas delas a seguir. Economize água e energia. Não desperdice alimentos.
O plantio de árvores nativas em praças e parques públicos deve ser realizado sempre que possível com a participação da comunidade. Para uma arborização com pouco gasto, cada prefeitura, escola ou entidade comunitária poderia organizar seus viveiros próprios, de mudas ornamentais e de essências nativas, com a orientação de um técnico ou prático. A arborização das vias públicas com espécies nativas contribui para embelezar a cidade, além de dar oportunidade para as pessoas que vieram do interior terem o reencontro com as árvores e os frutos que marcaram sua infância e terem a satisfação de partilhar tudo isso como seus filhos.
Vamos dar preferência a produtos fabricados com materiais reciclados. Desta maneira, você estará reduzindo o uso da matéria-prima, gastando menos energia e ajudando o planeta.
Separe o lixo e mande-o para a reciclagem. Assim você estará gerando emprego para catadores e dano oportunidade a reciclagem de materiais.
A destruição constante de habitat e a poluição de grandes áreas, por exemplo, são alguns dos pontos que exercem maior influência na sobrevivência das diversas espécies.
Se nada for feito, o consumo exagerado dos recursos e a perda constante da biodiversidade poderão alterar consideravelmente o modo como vivemos atualmente, comprometendo, inclusive,, nossa sobrevivência.
. Apesar de muitos acreditarem que a mudança deve acontecer em escala mundial e que apenas uma pessoa não consegue mudar o mundo, é fundamental que cada um faça a sua parte e que toda a sociedade reivindique o cumprimento das leis ambientais. Todos devemos assumir uma postura de responsabilidade ambiental, pois só assim conseguiremos mudar o quadro atual.
“A proteção e o melhoramento do meio ambiente humano é uma questão fundamental que afeta o bem-estar dos povos e o desenvolvimento econômico do mundo inteiro, um desejo urgente dos povos de todo o mundo e um dever de todos os governos.”