O Rio Grande do Sul estima vacinar contra o coronavírus toda a população acima dos 18 anos de idade até o dia 30 de setembro. O governador Eduardo Leite divulgou o calendário em um vídeo no Twitter, nesta sexta-feira.
Conforme o chefe do executivo gaúcho, a estimativa, com base na previsão de entrega feita pelo Ministério da Saúde, é que o Rio Grande do Sul receba mais de 2 milhões de doses neste mês. Com isso, ele projeta ser possível completar o ciclo vacinal das pessoas que compõem os grupos de maior vulnerabilidade, imunizar 100% dos trabalhadores da educação, além de garantir a primeira dose da população acima dos 50 anos ainda em junho.
Ainda segundo Leite, se o ritmo de envio das doses for mantido nos meses seguintes, em julho, começa a vacinação das pessoas entre 40 e 49 anos. Já em agosto, devem ser imunizados os adultos entre 30 e 39 anos, e no mês seguinte, em setembro, as vacinadas as pessoas entre 18 e 29 anos.
“Como existe diferença entre o intervalo da primeira e segunda dose, de acordo com a fabricante da vacina, o mês de outubro e novembro, serão meses de aplicação da segunda dose”, pontuou Leite, ao mencionar que a expectativa é vacinar toda a população adulta do Rio Grande do Sul com a primeira dose até o fim de setembro.
Veja o esquema divulgado nesta sexta:
Veja o vídeo publicado pelo governador:
É com alegria que anuncio que toda a população gaúcha acima de 18 anos deve estar vacinada com a primeira dose até o dia 30 de setembro! Estamos divulgando o calendário com base na estimativa de entrega das doses pelo Ministério da Saúde. Mais detalhes no vídeo. pic.twitter.com/7sswMqODh9
— Eduardo Leite (@EduardoLeite_) June 4, 2021