As agências do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) encerraram as atividades nesta quarta-feira e só reabrem na segunda-feira, devido ao feriado de Corpus Christi.
Em algumas cidades onde houve antecipação do feriado, as agências funcionarão normalmente, mas apenas nesta quinta. É o caso, por exemplo, da capital paulista e cidades do grande ABC. Também funcionarão as agências de Vitória (ES), Divinópolis (MG), além das unidades da Paraíba e do Piauí.
O INSS garante ter entrado em contato com segurados que possuem agendamento nas agências, inclusive perícia médica, para informar sobre o cancelamento e reagendar o atendimento. No entanto, alega que algumas pessoas tinham o cadastro desatualizado, que inviabilizou o contato.
Segurados com horário agendado devem ligar para o telefone 135 e remarcar o atendimento.
Sindicato reclama de decisão ‘em cima da hora’
Em nota, o Sindicato dos Trabalhadores Federais da Saúde, Trabalho e Previdência no Rio Grande do Sul (Sindisprev/RS) relatou que a categoria, em todo o país, corre contra o tempo para reagendar mais de 40 mil atendimentos, previstos para sexta, “após o ministro da Economia, Paulo Guedes, decretar ponto facultativo às vésperas do feriado”.
“A irresponsabilidade do ministro da Economia deixa os servidores perplexos”, disse o diretor do SindisprevRS, Daniel Emmanuel. O sindicalista frisa que a medida prejudica usuários do INSS, principalmente em um momento em que “passamos de 14,8 milhões de desempregados no Brasil”.
Emmanuel lembra, ainda, que essa é a terceira vez que Paulo Guedes age dessa forma. Em 2020, o ministro publicou, com um dia de antecedência, uma portaria alterando o ponto facultativo alusivo ao dia do servidor. Em 31 de março, usou do mesmo expediente para decretar o dia primeiro de abril como ponto facultativo.
Nas duas ocasiões, conforme o Sindisprev, pessoas idosas e doentes se aglomeraram em frente a agências fechadas, sem saber da alteração.