A Prefeitura Municipal de Uruguaiana comunicou, na noite desta terça-feira, o falecimento do professor Emerson Barreto Ortiz, de 49 anos, ocorrido em Porto Alegre, onde permanecia internado no Hospital Divina Providência, desde a semana passada. Ortiz teve complicações ocasionadas pela Covid-19.
Servidor público municipal de carreira, ele atualmente exercia o cargo de secretário de Educação, desde 2017. Formado em administração de empresas, história e pós-graduado em educação inclusiva pela PUC-RS, era professor na rede municipal desde 2003, tendo também trabalhado na rede particular. Integrou como conselheiro a Associação dos Professores e Especialistas de Educação da Rede Municipal de Uruguaiana (APEMU), por mais de 15 anos.
Foi também gestor da Escola Dom Fernando por dois mandatos e presidente do conselho do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb).
A prefeitura emitiu nota afirmando que, “neste momento de tristeza e dor, nos unimos aos servidores da Secretaria de Educação para manifestar nossas mais sinceras condolências aos familiares, parentes e amigos do professor Emerson rogando a Deus que conforte seus corações”, finalizou.